Cotidiano
Governo amplia em 100% leitos de UTI no HGV durante pandemia

Publicado
10 meses atrásem
Por
RedaçãoO Hospital Getúlio Vargas (HGV) abre mais 10 leitos de UTIs, reforçando a capacidade para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Antes da pandemia do coronavírus, o HGV contava com 20 leitos de UTIs. Com aquisição de novos equipamentos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o hospital ampliou para 40 o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
A perspectiva da direção do hospital é de que, até o fim do mês, mais 10 leitos equipados com respiradores sejam preparados para atuar no atendimento dos casos mais graves da Covid-19 . Um andar inteiro do HGV foi isolado para as pessoas internadas.
“Estamos com áreas isoladas e aptas para o recebimento de casos suspeitos da Covid-19 e estruturas exclusivas para outras especialidades. Também temos capacidade modular para abrir novas unidades de suporte aos pacientes com a doença, o que será avaliado de acordo com a evolução do número de casos em nossa região, podemos chegar a 50 leitos de UTIs”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.
Os primeiros dias de junho, mesmo com a ampliação dos leitos de UTIs para a Covid-19, a ocupação chegou a 87,5% nesta segunda-feira (15).
Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, é preciso reforçar a estruturação do hospital neste período que culmina com o pico da pandemia.
“Estamos ampliando os leitos de UTI desde o início da pandemia, que devem chegar a 50 até o mês de julho, assim como, reforçando as medidas de proteção e segurança, assegurando um atendimento de qualidade à população que venha a ser acolhida no HGV. Vale ressaltar que o isolamento continua e deve ser obedecido para evitarmos um colapso”, destaca o gestor.
Da Redação
Fonte: CCOM
Redação do Portal Diário Piauí.

Leia também
Governadores pedem aumento do auxílio emergencial federal
Paulo Gustavo apresenta piora da função pulmonar e segue em UTI
Deputada Lucy Soares cobra UTI e ambulância para Corrente
Ministério da Saúde libera 179 leitos de UTI para o Piauí
Fila de espera por UTI reduz em Teresina, afirma presidente da FMS
HUT abre mais 10 leitos de UTI para Covid-19
Cotidiano
Confira o que abre e fecha na quinta e na sexta-feira em Teresina

Publicado
4 semanas atrásem
17 de março de 2021Por
Redação
Governo do estado e Prefeitura de Teresina emitiram decreto com medidas que passam a valer nesta quinta-feira (18), mas com discordâncias em medidas restritivas. O decreto estadual começa a entrar em vigor hoje (18) e antecipou o feriado de 19 de outubro, Dia do Piauí, para 18 de março. Já decreto municipal autoriza a abertura das atividades comerciais na sexta-feira (19).
Nesta quinta (18), o comércio e repartições públicas não funcionam no Estado. Somente os serviços essenciais devem funcionar nesta quinta-feira, atendendo a um decreto estadual que antecipou o feriado de 19 de outubro, Dia do Piauí, para 18 de março.
Na sexta-feira (19), comércio e repartições públicas continuam fechados em todo o Estado, exceto em Teresina. O decreto estadual de 15 de março, estabelece lockdown do dia 18 ao dia 21. Neste período, funcionam apenas os serviços essenciais.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou decreto municipalque autoriza o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19).
De acordo com o decreto da Prefeitura de Teresina, o comércio em geral pode funcionar por até nove horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região o horário de funcionamento.
Conforme o decreto municipal, os shoppings centers poderão funcionar para atendimento ao público, de 12 às 20h, na próxima sexta-feira (19).
Quinta-feira (18)
Feriado estadual – nada funciona em todo o Piauí, exceto os serviços essenciais
Sexta-feira (19)
Lockdown – nada funciona em todo o Piauí, exceto os serviços essenciais
Sexta-feira (19)
Autorizado funcionamento do comércio e repartições públicas municipais em Teresina, por até nove horas, incluindo os shoppings, das 12h às 20h
Da Redação
Cotidiano
Músico participa bate papo com crianças e adolescentes de projeto popular

Publicado
4 semanas atrásem
17 de março de 2021Por
Redação
Com 11 anos de idade, Flaubert Viana começou a dar os primeiros passos no ramo musical, isso com os ensinamentos obtidos na antiga Banda de Música do bairro Lourival Parente, na zona sul de Teresina, banda que fazia parte do Projeto Banda Escola, até hoje mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).
O bate papo virtual com o músico Flaubert Viana acontecerá de forma gratuita, na próxima sexta-feira (19/03). Segundo o organizador, crianças e adolescentes de outras bandas do projeto também terão acesso a novas rodas de bate papo com ex alunos.
Hoje, com 36 anos e morando no Estado do Ceará, ele é saxofonista, flautista, arranjador, produtor cultural e técnico de gravações. Também tem trabalhos com diversos artistas de renome nacional, como, por exemplo, Solange Almeida, além de trabalhos em grandes emissoras de televisão.
Desta vez ele volta ao projeto de forma virtual, onde terá uma roda de conversa online com alunos da Banda Heitor Vilas Lobos, projeto da Banda Escola que atende cerca de 45 crianças e adolescentes do bairro Piçarreira, na zona leste da capital. O músico fala com alegria sobre as lições aprendidas com os maestros Simplício Cunha e Lima Cunha.
“Comecei ainda criança e sai de lá um homem preparado para o mercado de trabalho e por isso me sinto honrado em ter essa conversa com essas crianças e adolescentes. Irei compartilhar com eles minhas experiências profissionais e a maneira como o projeto me ajudou a não entrar no mundo da criminalidade”, comenta Flaubert Viana, que já está de malas prontas para uma nova jornada profissional no Estado do Pernambuco.
A Banda Heitor Vilas Lobos é regida pelo Maestro Micael Fideles. Ele conta que essa iniciativa nasceu da ideia de compartilhar com as crianças e jovens as experiências de quem já passou pelo projeto e que hoje vive da música.
“Hoje o mercado musical conta com muitos profissionais oriundos do Projeto Banda Escola, por isso no início do ano iniciamos esse projeto de troca de experiências para que nossos alunos se sintam mais motivados a continuarem nas aulas”, diz Micael Fideles, enfatizando ainda que, com o aumento da criminalidade, a cada dia que passa está mais difícil tirar os jovens do caminho da criminalidade.
Fonte: Ascom/PMT
Cotidiano
APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado
1 mês atrásem
3 de março de 2021Por
Redação
A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.
A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.
No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.
“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.
A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).
Com informações da APL

Contribuintes do Piauí já podem pagar impostos estaduais usando o PIX

Fluminense bate o Nova Iguaçu no Carioca

Cruzeiro vence Atlético-MG em clássico do centenário

Boletim: Piauí atinge 36 mortes e 713 casos positivos de Covid-19 em 24h

FMS vacina mais de 4 mil idosos neste domingo

Empresários realizam protesto contra lockdown em Teresina

Jovem é executado a tiros em Piripiri

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política5 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades3 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política6 dias atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos