Governador visita mineradora com capacidade de produzir 50 milhões de toneladas de ferro

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, visitou, neste sábado (18), mineradora Lion Mining, localizada no município de Piripiri. O gestor estava acompanhado da prefeita de Piripiri, Jove Oliveira; dos empresários da mineradora Jader de Oliveira e Thalyson Fernandes; do secretário de Governo, Marcelo Noleto; do presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo Almeida, e da presidente do Sindicatos dos Trabalhadores de Piripiri, Eunice Barros.

De acordo com o chefe do Executivo piauiens, a mineradora é um empreendimento importante para consolidar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na região e em todo o Piauí, sendo um trabalho feito em sintonia com o meio ambiente e também com a comunidade local.

Rafael destacou a importância da visita à mineradora e realizou um sobrevoo pela Ferrovia Teresina – Porto de Luís Correia.

“A nossa ideia é que essa produção possa ser escoada pelo sistema intermodal, utilizando ferrovia e o Porto de Luís Correia. Vamos avançar nessa infraestrutura para gerar mais emprego, renda e mais oportunidades para o nosso povo e desenvolvimento para o estado”, ressaltou Fonteles.

O governador salientou que uma das grandes vantagens do minério encontrado em Piripiri é que ele tem alto teor de ferro e tem como vantagem não precisar da água, estando no ponto de ir para a siderúrgica depois de passar no britador.

“Nós queremos que essa carga saia não pelos portos dos estados vizinhos, mas pelo Porto de Luis Correia, utilizando a ferrovia que vai ser um investimento relativamente barato por que ela já funcionou até 1995”, comentou o gestor.

A mineradora ainda está em fase de cubagem, mas pode chegar à produção de 50 milhões de toneladas trabalhando em sua totalidade.

“A expectativa é de mais de 20 anos de exploração com mais de 5 mil toneladas de ferro por dia e mais de 100 caminhões por dia, quando estiver trabalhando a sua carga máxima, gerando desenvolvimento sem descuidar da parte ambiental”, comentou Rafael.

“Todo o processo é sem água, por tanto, não há nenhum risco, como o que acompanhamos em tragédia que ocorreu em Minas Gerais. Todos os subprodutos também são aproveitados, o que nos dá mais segurança para seguir em um projeto dessa natureza, na questão ambiental, que é muito cara para todos nós”, comentou Fonteles.

O governador ressaltou que há harmonia entre as atividades da mineradora com a população e que isso dá mais segurança para seguir em frente. “Vamos avançar nessa infraestrutura para gerar mais emprego, renda e mais oportunidades para o nosso povo e desenvolvimento para o estado”, disse o gestor.

A prefeita Jove Oliveira disse estar esperançosa com o desenvolvimento que terá a região. “Defendendo o meio ambiente e os moradores da região, e tenho a certeza que o desenvolvimento vai chegar mais rápido ao nosso município”, disse a gestora.

À presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Piripiri ressaltou que todos os acordos feitos com a Lion Mining Mineradora estão sendo cumpridos. “A comunidade está satisfeita, muitas famílias trabalhando na empresa e com certeza vai aumentar ainda mais a oportunidade das pessoas trabalharem e mudarem a qualidade de vida”, destaca Eunice Barros.

Os investidores destacaram que já estão negociando com siderúrgicas internacionais para comercializar o ferro produzindo no Piauí. “Esse ativo que nós temos aqui no estado já está sendo negociado na China, mas nós também queremos desenvolver o mercado interno aqui, com a utilização do porto, que vai geram mais ICMS para o Estado, gera PIS e Confins, por isso queremos fazer esse mercado interno desenvolver e já estamos fazendo”, disse Jader de Oliveira.

Rafael parabenizou a Lion Mining pela atuação. “É sempre um empreendimento de altíssimo risco. Quem trabalha com mineração sabe do que estou falando. Mas cada vez mais está se consolidando como um excelente empreendimento tanto para os que empreendem como para o povo do Piauí, a cidade de Piripiri e para o norte do estado. A gente quer que tanto a produção de grãos como a de minérios sejam transportadas aqui dentro e exportada a partir do Porto de Luís Correia. É esse Piauí grande, forte e justo com preocupação com o povo e com o meio ambiente, que estamos sonhando e realizando juntos”, finalizou Fonteles.

Saúde
Ainda no município de Piripiri, Rafael Fonteles visitou o Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde conferiu a realização do serviço de interconsulta.

Depois visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Matadouro, onde acompanhou atividades realizadas no local como procedimento de eletrocardiograma e telemedicina.

Acompanharam o governador o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luís Soares, e o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste