O governador Rafael Fonteles (PT) visitou neste sábado (10 ) projeto de hidrgênio verde na Espanha. O projeto é reconhecido como o primeiro ecossistema de hidrogênio verde do sul da Europa. De acordo com o chefe do executivo piauiense, o combustível é usado em ônibus do transporte público espanhol.

“Agora há pouco tive a honra de visitar a 1ª planta de hidrogênio verde aqui no sul da Europa. Esse combustível já é usado em cinco ônibus do sistema de transporte coletivo de Palma de Maiorca, capital da região das Ilhas Baleares. Tudo isso é produzido por um projeto de pesquisa através de planta industrial de energia solar”, destaca Rafael Fonteles.

A primeira planta de hidrogênio verde no sul da Europa está localizada na ilha de Mallorca e é alimentada por uma usina solar que gera gás hidrogênio a partir da molécula de água. O processo também resulta na produção de gás oxigênio, tornando o hidrogênio uma fonte de combustível e uma reserva energética versátil, com aplicações em diversos setores.

Orlando Dias
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *