Política
Governador prorroga decreto e anuncia flexibilização de setores da economia

Publicado
10 meses atrásem
Por
RedaçãoO governador Wellington Dias (PT) reuniu a imprensa nesta segunda-feira (8) para explicar o adiamento da flexibilização das atividades não essenciais para o dia 22 de junho.
De acordo com o governador, as ações adotadas pelo governo serão chamandas de Pró- Piauí (Pacto pela Retomada Organizada), sendo que estão sendo tomadas em diálogo com os municípios e o governo federal.
“O programa prevê regras para dar passos pada frente ou para trás, como o nome já diz ela (retomada) precisa ser organizada. Teresina, por exemplo, é um polo de saúde e como polo de saúde não atende só a Teresina. O prefeito tem tido essa a preocupação, que também é minha”, disse o governador.
O governo anunciou a flexibilização dos setores da construção civil, concessionárias de veículos automotores, atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico e serviços de saúde, como psicológicos, fisioterapia e terapia ocupacional.
De acordo com o governador, a transmissão do coronavírus está em queda e assim evitando o colapso na saúde.
“A transmissão do vírus em tendência de queda. A redução de colapso na capacidade hospitalar. Vamos trabalhar medidas como busca ativa para reduzir óbitos. Ainda tem muita gente com medo de ir a rede de saúde. Cometemos alguns erros como no sentido de proteger os profissionais de saúde, ficamos esperando o teste. Agora temos equipes de casa em casa para fazer o tratamento mais cedo”, explica.
O governador voltou a pedir que a população use máscara e mantenha a higienização das mãos.
“O uso de máscaras ainda é o principal meio de proteção. Não podemos relaxar. O simples ato de lavar as mãos. Esse dois são grandes resultados”, destacou.
Da Redação
Foto:Divulgação
Leia também
Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA
Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira
Governadores pedem aumento do auxílio emergencial federal
Governador articula autorização para uso da vacina Sputnik V
Governadores do NE se reúnem com Anvisa para debater liberação Sputinik
Covid: sem diálogo com governo federal, estados acertam estratégia própria
Política
Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios

Publicado
25 minutos atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O Senado aprovou hoje (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 10/2021, que estende até o fim deste ano a autorização concedida a estados, Distrito Federal e municípios para utilizar, em serviços de saúde, verbas remanescentes de anos anteriores dos fundos de saúde. Essas verbas devem ter sido repassadas pelo Ministério da Saúde. A matéria ainda precisa de sanção presidencial para ter validade.
Esse projeto altera a Lei Complementar 172, de 2020, que permitiu que cerca de R$ 6 bilhões ociosos ao final de 2019 nas contas dos fundos de saúde de estados, Distrito Federal e municípios fossem alocados em ações de enfrentamento da pandemia em 2020.
Para o relator da matéria, Esperidião Amin (PP-SC), o projeto é generoso, tendo em vista que os gestores de saúde e assistência social terão mais liberdade para aplicar os recursos “que não foram poucos e que remanesceram”.
“Isso mostra que 2020 não foi um ano com recursos escassos para saúde e assistência social. Tomara que neste ano possamos ter esse atendimento prioritário para salvar vidas”, disse o senador.
Fonte: Agência Brasil
Política
Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA

Publicado
13 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e outros governadores do Brasil encaminharam uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na carta os governadores manifestam compromisso para trabalhar em sintonia com o Acordo de Paris e em favor das questões ambientais.
“São governadores de diferentes partidos que apontam uma necessidade de termos uma posição clara em ralação à nossa responsabilidade com a vida, com a biodiversidade e, inclusive, para evitar novas pandemias. Queremos a garantia de proteção das florestas nativas e do cumprimento do Código Florestal”, disse o governador Wellington Dias.
O governador Wellington Dias defende o aumento da produtividade ao invés de mais desmatamento, o cuidado com populações indígenas. Ele fala ainda sobre a necessidade da criação de alternativas de renda que não seja o desmatamento. “Nosso compromisso é com o momento atual e também com as futuras gerações”, disse.
Na carta, os governadores manifestam interesse no desenvolvimento de parcerias, com o objetivo de impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes nas Américas e a criação de um novo modelo civilizatório saudável e resiliente a pandemias.
No documento, há a defesa de uma coalização dos Governadores Pelo Clima, uma união ampla, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, dos mais diversos partidos que desejam uma construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida.
Com a decisão de Joe Biden de fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, os governadores do Brasil manifestam a intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da Floresta Amazônica.
Fonte: CCOM
Política
Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira

Publicado
23 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, disse, nesta segunda-feira (12), que há expectativa de ter uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a importação da vacina Sputinik até a próxima sexta-feira (16). O imunizante foi comprado pelos estados nordestinos em parceria com o Ministério da Saúde. “O próprio Ministério da Saúde também fez uma compra de doses dessa vacina”, afirmou.
Segundo o governador, a Sputinik tem boa eficácia na imunização, é usada por 58 países. “Queremos essa decisão com base na Lei 124 de 2021, em que o Congresso Nacional determina que vacina já aprovada por agência reguladora de outro país possa ser utilizada em nosso país”, explica Wellington.
Para ele, o Brasil precisa de vacinas. “Esperamos a decisão da Anvisa em primeiro lugar e, em caso de não aprovação, iremos recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Wellington Dias.
Fonte: CCOM

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios

Ferroviária bate o Corinthians em Araraquara

Jornais europeus se rendem a atuação de Neymar

Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados

Vasco anuncia contratação do volante piauiense Rômulo

Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

CPI da Covid no Senado investigará União e repasses a estados e municípios

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política1 semana atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos