Governador prorroga decreto de isolamento social até 7 de junho

O governador Wellington Dias anunciou nesta quarta-feira (20) a prorrogação do decreto de isolamento social até o dia 7 de junho. O governador esteve reunido com Comitê de Operações Emergenciais (COE) de enfrentamento do coronavírus e tomou a decisão levando em conta os índices de isolamento que estão em torno de 50% e a ocupação dos leitos de UTI público e privado que está em 64%.

“O Comitê apresentou a proposta que ainda há crescimento do coronavírus e que é necessário a prorrogação do isolamento social, sendo que aprovamos a prorrogação do decreto comas medidas ali estabelecidas até o dia 7 de junho”, explica.

De acordo com o governador, o COE (Comitê de Operações Emergenciais) vai trabalhar com a rede de atenção básica nos 224 municípios piauienses.

“Além do isolamento normal, com antecipação de feriados para ajudar no isolamento, vamos trabalhar fortemente na rede de atenção básica, com consulta, análises clínicas com equipamentos necessários do estados nos 224 municípios para proteger as pessoas de mais de 60 anos, com alguma comorbidade, situação de diabetes, cardíaco, hipertenso que levam o maior risco com coronavírus”, frisa.

O governador afirmou que no início de junho terá reuniões com poder publico e privado para criar protocolos para a retomada da economia do estado

“A nossa avaliação é que no início de junho há uma possibilidade de estabilização e também caminhando, o Brasil e o Piauí para a queda dos indicadores de crescimento da disseminação, na transmissibilidade de coronavírus de pessoas doentes e menos demanda na rede pública de saúde. Com isso, haverá um esforço do poder público e o setor privado, com a participação das empresas e dos trabalhadores e Ministério Público, OAB nos ajudar na elaboração de protocolos para permitir regras de saúde para quem está trabalhando e para quem vai entrar em atividade. Teremos regras também para empresários e microempresários e para o pequeno que vai reabrir o seu empreendimento. Vamos criar um cronograma e estratégias para a reabertura da economia”, finaliza.

Orlando Dias
Da Redação

relacionadas

talvez você goste