Governador participa do lançamento do programa Univerciência

O governador Wellington Dias participou, nesta sábado (22), da solenidade virtual de lançamento do Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV aberta e internet, produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas. A iniciativa tem o foco na promoção, popularização e difusão da ciência e já alcança a marca de 1,1 milhão de seguidores nas redes sociais. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é parceira.

“Temos a Rede de Universidades Públicas e agora hoje participei com muita alegria do lançamento do Univerciência, que integra as redes de TVEs com todos os canais de comunicação, TVs, rádios, redes sociais, levando a ciência com linguagem simples e compreensível para população, a partir do Nordeste. Esta aliança da academia e profissionais de comunicação permite o povo acompanhar cada pesquisa e inovação e os efeitos e uso das descobertas”, declarou Dias.

Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o Univerciência transformou-se, a partir da parceria com a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

Segundo números da coordenação, o Univerciência envolve 469 mil estudantes, 28 mil docentes e 31 mil técnicos. Entre os princípios do programa, destacam-se o estímulo à ciência, à tecnologia, ao desenvolvimento sustentável e à inovação; fortalecimento dos sistemas públicos de educação e comunicação; valorização da identidade, da cultura e dos saberes do povo nordestino; respeito à diversidade étnico-racial e de gênero. A estreia aconteceu neste sábado.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste