O governador e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (21), de um encontro virtual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual foram discutidos assuntos importantes sobre emergências em tempos de pandemia. Na oportunidade, foi apresentada a Carta das Pastorais Sociais, CEBs, Organismos e Movimentos Sociais para Consórcio dos Governadores.

“Tive o prazer de participar de uma agenda com líderes de toda a região Nordeste, bispos do Piauí e de outros estados. Recebemos uma carta que trata de temáticas relacionadas à agricultura, alimentação, social, educação e vacinas. Recomendamos que essa carta possa chegar ao Congresso Nacional, OMS, ONU e vamos dar o conhecimento a todos os governadores”, garantiu Dias.

Um dos assuntos da carta, levanta a fome e o aumento das desigualdades em tempos de Covid-19. De acordo com o documento, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) realizou no fim de 2020 um inquérito populacional visando analisar a Insegurança Alimentar no Brasil no contexto da pandemia da Covid-19.

Dados recentes do último relatório divulgado em abril de 2021 pela Rede revelam que menos da metade dos domicílios brasileiros (44,8%) tinha seus (suas) moradores(as) em Segurança Alimentar. Dos demais, 55,2% que se encontravam em Insegurança Alimentar (IA); 9% conviviam com a fome, ou seja, estavam em situação de fome, sendo pior essa condição nos domicílios de área rural (12%).

Do Piauí participaram, Dom Plinio Luz (Diocese de Picos), Dom Juarez Silva (Diocese de Parnaíba) Gil Souza (Fórum das Pastorais Sociais) e Adonias Rodrigues (Cáritas).

Fonte: CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *