O governador Rafael Fonteles entregou, nesta segunda-feira (8), durante a comemoração dos 15 anos do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), um novo elevador, sistema de energia solar e upgrade da ressonância magnética à unidade de saúde. A solenidade foi realizada na sede da entidade, no bairro Ilhotas, em Teresina.

O sistema fotovoltaico (energia solar) e o elevador com capacidade para oito pessoas foram obtidos com recursos arrecadados no bazar do Ceir, realizado com produtos doados pela Delegacia da Receita Federal em Teresina, por meio do projeto Leão Amigo.

Já, o upgrade no aparelho de ressonância magnética do Centro de Diagnóstico foi realizado com recursos próprios da Associação Reabilitar, entidade que administra o Ceir. O valor investido foi de R$ 3,9 milhões.
Durante a solenidade, o governador foi homenageado com a placa de “Amigo do Ceir”, por sua contribuição e apoio ao centro de reabilitação. O gestor ressaltou que o Ceir é exemplo de sucesso em política pública bem conduzida e desenhada, e que tornou o Piauí referência nacional e internacional na questão da atenção às pessoas com deficiência. Ele frisou ainda que o centro se tornou ainda mais necessário depois da Covid-19, que deixou sequelas em várias pessoas. O atendimento oferecido no local ajudou na reabilitação desses pacientes.

“Um tratamento de primeiro mundo. O cidadão usa sem pagar nada. Um sistema público de saúde atendendo a todos, com excelentes especialistas. Um padrão de primeiro mundo para a população do Piauí”, lembrou Rafael Fonteles.

O governador lembrou que o Ceir foi pensado e idealizado pelo então governador Wellington Dias e a então deputada Rejane Dias. Rafael reforçou que o Governo do Estado vai continuar esse trabalho de expansão, melhoria, qualificação e interiorização dos centros especializados de reabilitação.

“Nós vamos aprofundar com mais um centro especializado no autismo. A gente vai dar mais um passo para atender a essa população tão importante para nós que queremos fazer um governo para todos e todas, sem deixar ninguém para trás”, comentou Fonteles.

Benjamim Pessoa e o governador Rafael Fonteles Rafael Fonteles na comemoração de 15 anos do Ceir

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou que acompanhou a concepção do centro, ainda no governo de Wellington Dias e comemora o fato de hoje todos terem acesso ao tratamento de reabilitação de forma gratuita.

“Eu fico muito emocionado, porque participei desde o início. Os pacientes, na maioria das vezes, não tinham como fazer um tratamento de reabilitação, por conta das limitações do poder aquisitivo para ir a outro estado. Hoje, o Piauí tem o Ceir como referência”, afirmou o gestor.

Mauro Eduardo acrescentou que, além de Parnaíba e São João do Piauí, que já contam com centros de reabilitação, o Governo do Estado vai construir novas unidades em Picos e Floriano.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, destacou que a parceria entre a Sesapi e Associação Reabilitar é muito importante porque o Ceir promove a reabilitação de várias formas e com eficiência.

“É uma parceria que o Estado quer manter para cada vez mais o Ceir poder melhorar e ajudar as pessoas com deficiência”, disse o gestor.

Conselheira Rejane Dias, Benjamim Pessoa e Rafael Fonteles

15 anos do Ceir
Inaugurado no dia 5 de maio de 2008 pelo então presidente Lula, o Ceir é uma ação do Governo do Estado do Piauí com a gestão da Associação Reabilitar – organização social sem fins lucrativos que administra o centro integrado de reabilitação com vistas à ressocialização de pessoas com deficiências física, auditiva e intelectual do Piauí.

O Ceir é mantido pelo SUS, que transfere os recursos para o Estado do Piauí que, por sua vez, repassa ao centro, por meio da Associação Reabilitar, de acordo com a produção da unidade de saúde. Nesses 15 anos de existência, o centro já realizou quase dois milhões de atendimentos.

O Ceir é classificado pelo Ministério da Saúde como centro especializado em reabilitação tipo III e, dentro das categorias de reabilitação, oferece um atendimento multiprofissional que inclui várias especialidades, com a realização de mais de 100 tipos de procedimentos e exames no centro de diagnóstico.

O local conta com uma oficina onde são fabricados diversos tipos de aparelhos ortopédicos que são distribuídos para todo o país; realiza eventos e cursos científicos em âmbito estadual e nacional com a presença de profissionais renomados.

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *