Governador celebra nova política de preços da Petrobras

O governador Rafael Fonteles comemorou, nesta terça-feira (16), em vídeo publicado em suas redes sociais, as mudanças na política de preços dos combustíveis anunciadas pela Petrobras. Na nova estratégia comercial da empresa, sai a política de paridade de importação (PPI), que levava em consideração as oscilações do dólar e do mercado internacional, e entra uma política que considera o custo alternativo do cliente e o custo de oportunidades da Petrobras. Com isso, diminui a volatilidade e as oscilações constantes no preço do combustível para o consumidor final. A decisão da Petrobras coincide com o que defendia o governador Rafael Fonteles quando era presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz).

“Essa mudança era algo que eu sempre defendi, quando era presidente do Comsefaz, porque a política anterior castigava o povo e os governos que viam o preço do combustível aumentar, mesmo com congelamento dos tributos e impostos”, disse Rafael Fonteles.

Quando era presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles dizia que os combustíveis continuavam com o preço subindo, porque estavam atrelados ao mercado internacional. Ele defendia que era a política de preços da Petrobras que precisava ser revista pelo menos com o fundo de equalização de preços para diminuir essa volatilidade tão alta.

Após tomar conhecimento de que a Petrobras informou o fim da política de paridade de importação para os preços do diesel e da gasolina, o governador Rafael Fonteles disse que ficou muito feliz com essa notícia de que a Petrobras decidiu alterar sua política de precificação de combustíveis, levando em consideração o custo da produção aqui no Brasil.

“Essa é uma luta histórica de muita gente e eu como presidente do Consefaz, por diversas vezes, levei o posicionamento do nosso colegiado e advogava por essa tese: de que a política de preços é que tinha de ser modificada para estabilizar o preço dos combustíveis que, naquela época, tanto prejudicou a nossa população”, ressalta o chefe do Executivo estadual.

O gestor acrescentou que estão de parabéns o governo brasileiro e a Petrobras por essa decisão acertada de alterar a política de preços dos combustíveis no Brasil.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste