A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, durante as primeiras semanas de maio, o bloqueio vacinal de cães e gatos da região bairro Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal, além da área do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Região onde, no final de abril, foi encontrado um sagui com diagnóstico positivo de raiva. Um total de 1.879 cães e gatos foram imunizados durante o bloqueio vacinal, sendo que 573 casas estavam fechadas, 166 pessoas recusaram deixar os agentes de endemias vacinarem os animais.

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A metodologia utilizada foi a vacinação casa a casa, feita pelos agentes de combate às endemias.

“Tivemos algumas dificuldades. Alguns proprietários das casas não deixavam nossos agentes entrarem ou não levavam o animal doméstico até o agente para ser imunizado”, explica Paulo Marques, gerente de zoonoses da capital.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS o sagui que estava com raiva na região do bloqueio vacinal foi encontrado no último dia 21 de abril, com sinais de adoecimento por raiva. Ele foi imediatamente enviado aos órgãos competentes e, após confirmação da positividade pelo Centro de Zooonoses da FMS, foi dado início às medidas cabíveis conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos aqueles que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, informa o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva em Teresina. O hospital se localiza na Avenida Duque de Caxias, 2660 – Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *