FMS instala drive thru para vacinar cães e gatos na ponte Estaiada

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre às 9h a vacinação de cães e gatos contra a raiva, com drive thru embaixo da ponte Estaiada. Essa é a terceira fase da vacinação e contempla as zonas Norte e Leste da capital. A próxima etapa será dia 3 de dezembro e vai atender as zonas Sul e Sudeste.

De acordo coma FMS, além do drive thru funcionarão postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros das zonas Norte e Leste de Teresina. Todos os locais estarão funcionando das 8h às 17h. Para auxiliar os tutores a buscar o posto mais próximo de suas casas, a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou um site para consulta de todas as localizações.

O endereço do site é https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos de vacinação, além de informações como endereço e um link para acesso pelo google maps.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, solicita que os tutores de animais compareçam aos postos.

“Essa vacina é importante para a saúde dos animais porque a raiva é uma doença sem cura e pode ser transmitida para o ser humano. Só o animal vacinado é a garantia de não ser contaminado”, alerta.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Marques, diz que a vacinação é gratuita e anual para cães e gatos.

“É eficaz na prevenção da raiva nesses animais e estando vacinados previne também a transmissão da raiva dos humanos”, diz.

Nas duas primeiras etapas da campanha na zona rural foram vacinados 23.543 animais nos últimos dias 05 e 12 de novembro.

Raiva
A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Com informações da Ascom

relacionadas

talvez você goste