FMS inicia vacinação de cães e gatos neste sábado

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz, neste sábado (30), a abertura da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos, às 8h30, na Unidade Escolar Firmina Sobreira, localizada na rua Desembargador Flávio Furtado, Praça do Poti Velho, zona Norte de Teresina. A vacinação acontecerá nesta data em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais.

No sábado seguinte (6/11), a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Para atender a demanda da zona Rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro. Essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.

Sobre a campanha de vacinação dos animais contra a raiva, o gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem neste sábado seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva, que é uma doença grave e por isso tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz o gestor. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

A raiva é uma doença viral que pode ser evitada com a vacina, pode ser transmitida para humanos, através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Veja abaixo as listas com postos de vacinação nos dias 30/10 e 06/11:

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO (ZONA NORTE/LESTE)

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO (ZONA SUL/SUDESTE)

Fonte: Ascom/FMS

relacionadas

talvez você goste