FMS esclarece o público-alvo vacina da Covid-19 na primeira fase

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, fala que a capital está seguindo as determinações do Ministério da Saúde quanto a prioridade das primeiras pessoas a serem vacinadas contra o novo coronavírus. Os públicos alvos, nesse primeiro momento, estão sendo os trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência. Teresina já vacinou 80% dos profissionais da saúde, e 100% dos idosos e pessoas com deficiências e que estão institucionalizadas.

“Em comparação a outras capitais que já começaram a vacinar idosos que não vivem em instituições, nós não podemos ser comparados. Pois proporcionalmente Teresina tem mais trabalhadores em saúde que Fortaleza ou São Luís. Então como recebemos as doses proporcionalmente à nossa população, ainda não conseguimos concluir a vacinação do pessoal da saúde. Somente quando recebermos mais doses poderemos abrir a vacinação para outros públicos”, diz Gilberto Albuquerque.

Ele fala ainda que os dados de vacinação são muito transparentes em Teresina. “Diariamente enviamos para o Ministério Público a lista nominal de quem tomou a vacina. Os números de vacinados também são disponibilizados no site da FMS”, fala. A população precisa manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19, para que o sistema de saúde não entre em colapso.

Nas últimas semanas Teresina variou entre 86% e 92% a ocupação de leitos de UTI Covid. “Hoje, 1º de fevereiro, estamos ainda em uma situação confortável, pois vamos receber alguns equipamentos do Ministério da Saúde que podem nos proporcionar até 40 leitos de UTI. Começaremos também a disponibilizar 10 leitos de UTI no Hospital Universitário. Mas como a Covid-19 é uma doença a qual ainda desconhecemos a evolução em cada paciente, pedimos que a população mantenha as medidas de segurança e evitem aglomerações desnecessárias”, explica Gilberto.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste