A Rússia pode invadir a Ucrânia dentro de dias ou semanas, mas ainda pode optar por um caminho diplomático, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste domingo (6).

“A qualquer momento, a Rússia pode tomar uma ação militar contra a Ucrânia”, disse assessor de Biden em entrevista ao programa de TV “Fox News Sunday”. “Ou pode ser daqui a algumas semanas, ou a Rússia pode optar por seguir o caminho diplomático”.

Sullivan disse acreditar que a ação russa pode incluir a anexação da região de Donbass, na Ucrânia, onde separatistas apoiados pela Rússia romperam com o controle do governo ucraniano em 2014, quando o governo russo anexou a região da Crimeia.

Ele também listou ataques cibernéticos e até mesmo uma invasão em larga escala do país como possíveis ações da Rússia — serviços de inteligência americanos acreditam que os russos podem tomar Kiev, a capital da Ucrânia, em cerca de 48 horas.

No sábado (5), duas autoridades da inteligência dos EUA disseram que o governo russo intensificou os preparativos para uma invasão em grande escala e reuniu 70% das forças que precisaria para traçar um possível ataque ao vizinho.

Fonte: globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *