A menopausa indica o encerramento dos anos férteis da mulher, ou seja, o fim dos ciclos menstruais. Nessa fase, há mudanças hormonais que podem interferir nos níveis emocionais, provocar ondas de calor e, entre outros. Além disso, pode haver ganho de peso e aumento da gordura corporal, por diferentes motivos.

Diminuição da taxa metabólica e estilo de vida durante a menopausa podem ser alguns dos fatores que influenciam no aumento de peso. Para a estrategista em emagrecimento Maria Silva, o foco principal da mulher deve ser manter-se saudável durante esse período.

“É importante destacar que ter uma alimentação saudável, equilibrada, de acordo com o que seu corpo precisa, é essencial para controlar o peso. Somado, claro, aos exercícios físicos, boa noite de sono, etc. Em contrapartida, as mulheres que têm uma vida sedentária, um padrão alimentar calórico mais elevado, certamente terão ganho de peso e tendência a ter problemas de saúde”, finaliza Maria Silva.

A estrategista ainda pontua que a mudança no estilo de vida é indispensável para uma vida saudável e que o padrão comportamental influencia bastante nesse processo.

Confira algumas dicas:

Boa alimentação
Se a mulher consome alimentos industrializados com frequência, a reeducação alimentar se faz necessária. O ideal é que a alimentação seja rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e demais comidas saudáveis e adequadas para a sua necessidade corporal. Além disso, é necessário seguir corretamente os horários da alimentação.

Atividade física
A frequência da prática de exercícios físicos proporciona diversos benefícios, como ajudar na digestão e contribuir para a saúde da mente e dos ossos. Gradativamente, com a prática realizada duas ou três vezes por semana, o corpo já consegue sentir as vantagens.

Acompanhamento profissional
Nesse período é fundamental aprender a lidar com as mudanças físicas e emocionais de forma que não afete o bem-estar. Para isso, é importante seguir uma estratégia personalizada, definida após avaliação profissional.

Fonte: Ascom
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *