A governadora Regina Sousa (PT) e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, entregam nesta quarta-feira (9), às 11h, no Palácio de Karnak, o Passe Livre 2022 para mais de 9 mil estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano.

Ao todo, serão um total de 9.500 passes e a ação integra a frente de inclusão universitária promovida pelo Governo do Estado, por meio pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para os estudantes da rede estadual de ensino. Neste ano o Piauí tem cerca de 83 mil candidatos inscritos para as provas.

O Passe Livre dá a oportunidade dos estudantes se deslocarem do município onde residem até o polo em que os mesmos farão a prova nos dois dias de aplicação do Enem. Em Teresina, 2.200 estudantes serão beneficiados com o cartão Passe Livre.

Já no interior, a Seduc realiza a logística de transporte para garantir o traslado dos estudantes em 192  municípios até os 32  municípios polo de aplicação, garantindo gratuidade de acesso aos locais de prova para 7.300 alunos da rede estadual, abrangendo Ensino Médio Regular, Ensino Médio de Tempo Integral, Educação de Jovens e Adultos e Ensino profissionalizante, exclusivamente para comparecimento às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

A ação acontece desde 2016 devido à necessidade de atender estudantes que deixavam de comparecer ao exame por não terem recursos para o deslocamento até os locais de prova, o que levou o Piauí a índices altos de abstenção. Com isso, o Governo do Estado, por meio da Seduc, implementou a estratégia que possibilitou que o Piauí fosse o estado com a maior taxa de presença no certame por três  anos consecutivos e ainda se mantenha como destaque entre os estados com a menor taxa de abstenção do exame, mesmo em meio à pandemia de Covid-19 em 2020.

A cinco dias da aplicação das provas, a equipe Pré-ENEM Seduc possui 23 ações e dentre elas estão estratégias de mobilização, reforço e preparação para o Exame, com revisões de véspera, aplicação de simulados, podcasts com dicas de preparo emocional para as provas, salas de aula on-line, Enem 1000, rodas de conversas com professores, Corujão da Vitória e “Dia E”. Isso coloca o Piauí como um dos maiores em ações de inclusão universitária.

Fonte: CCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *