Política
Em ação pioneira, governador Wilson Witzel cria secretaria de apoio às vítimas de violência e pessoas com deficiências

Publicado
1 ano atrásem
Por
RedaçãoNuma ação inédita em todo país, o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou a em agosto de 2019 a Secretaria de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência. A pasta tem o objetivo de coordenar e operacionalizar as políticas para agentes públicos de segurança pública e seus familiares que foram vítimas de violência. Além disso, a proteção e promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência também estão descritas como atuação da Secretaria.
A secretária de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência é a tenente-coronel da Polícia Militar Priscilla Azevedo, que foi a primeira comandante de uma Unidade de Polícia Pacificadora, a da comunidade do Santa Marta, entre os anos de 2008 e 2011.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ressaltou a importância da Secretaria de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência.
“Nossa Secretaria de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência está agindo para dar apoio às vítimas de violência, às famílias das vítimas e, também não poderia deixar de ser diferente, estamos acolhendo a família de pessoas vítimas de violência urbana. É preciso ajudar as pessoas que, em algum momento da sua vida, não puderam ter mais um teto ou um emprego”, frisa.
O governador acrescentou que a secretaria terá o foco nas famílias dos militares e nas pessoas com deficiências e a população vítima de violência urbana
“A secretaria vai beneficiar não apenas o policial, o bombeiro e suas famílias, mas também pessoas com deficiência e a população . Vamos acolher essas pessoas e devolver a dignidade a elas. Além disso, é fundamental cuidar das vítimas da violência, que perderam seus entes queridos. A ideia é, a partir dos próximos três anos, consolidar a Secretaria”, disse o governador.
A secretária de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficência, tenente-coronel Priscila Azevedo, afirmou que a sua pasta tem a missão de cuidar de pessoas.
“Esta pasta é de extrema importância e tem o objetivo de cuidar das pessoas, independentemente de serem mais ou menos valorosas. Não há vidas que tenham mais ou menos valor”, pontuou a tenente-coronel Priscilla.

Em 2012, a secretária Priscila Azevedo recebeu o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012, oferecido pelo governo americano, entregue por Hillary Clinton e Michelle Obama. Em 2014, assumiu o comando da UPP da Rocinha. A oficial da PM ingressou na corporação em 1998.
Queda no número de homicídios
Números da violência no Rio divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmam a tendência que já vinha sendo apontada desde o início do governo Witzel: a redução do número de homicídios em geral, inclusive de policiais, e o aumento do número de civis mortos por policiais.
O consolidado dos últimos seis meses revela que os crimes contra a vida registraram uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano passado – foram 608 homicídios a menos. No primeiro semestre de 2019, as mortes de policiais civis e militares em serviço e de folga caíram 54% em relação ao primeiro semestre de 2018. Nesse período, 31 agentes foram mortos, contra 67 no ano passado.
Em compensação, as mortes de civis vítimas de agentes do estado aumentaram 15% entre janeiro e junho deste ano. Foram 881 mortos este ano contra 764 no ano passado.
Da Redação
Redação do Portal Diário Piauí.

Leia também
Covid-19: Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência
PF e MPF cumprem mandados contra desembargadores do TRT do Rio
Alerj aprova admissão de impeachment de Witzel por unanimidade
Comissão de impeachment da Alerj aprova relatório contra Witzel
Toffoli nega recurso de Witzel, que permanece afastado do cargo
STJ afasta Witzel do cargo de governador do RJ; Pastor Everaldo é preso
Política
Dr. Pessoa e Thanandra Sarapatinhas visitam terreno onde será o novo Centro de Zoonoses

Publicado
12 horas atrásem
17 de abril de 2021Por
Redação
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou na manhã deste sábado (17) terrenos na zona Sul de Teresina. O chefe do executivo municipal esteve acompanhado da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) e do gerente do centro de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Paulo Marques.
A intenção é que em um dos locais que está em fase final de cessão para o município por parte do Exército Brasileiro, seja construída a sede do novo Centro de Zoonoses.
De acordo com o prefeito, a intenção é aumentar os investimentos na área para que em breve a capital piauiense seja referência em cuidado e saúde animal.
“Estamos dando o pontapé inicial para já termos o local para construir um novo centro de zoonoses, além disso aumentarmos as políticas públicas para esse setor”, disse o prefeito.
A vereadora Thanandra, que defende a causa, explica a necessidade de um novo local para o tratamento dos animais, pois segundo ela, o atual centro já não suporta a demanda.
“É urgente que tenhamos um novo local para tratar os animais que encontramos doentes, acredito que o nosso mandato tem também essa função de auxiliar o município na implantação dessas políticas”, ressaltou a vereadora.
A construção do novo centro ainda está em fase de elaboração de projetos.
Fonte: Ascom/PMT
Foto: David Pacheco/Ascom
Política
Wellington Dias confirma que a ONU vai antecipar 4 milhões de vacinas contra Covid-19

Publicado
1 dia atrásem
16 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores do Nordeste, Wellington Dias (PT), afirmou nesta sexta-feira (16) que a reunião com representantes da ONU (Organização das Nações Unidas ficou decidido que será antecipação de 4 milhões de vacinas, com possibilidade de entrega neste mês
Conforme o governador, na reunião foi debatida também a falta de vacinas, especialmente a segunda dose da Coronavac, sendo
De acordo com o governador Wellington Dias, neste momento 11 estados do país estão sem analgésicos e sedativos.
“A gente precisa de um apoio por parte da ONU na área dos insumos. São 11 estados neste instante no Brasil em que pacientes estão hospitalizados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio, ou seja, da necessidade de a ONU ter também essa ajuda humanitária nessa direção”, afirmou.
O governador afirmou que a situação do Brasil em relação à covid-19 virou um problema mundial.
“Solicitamos essa agenda por compreender que o Brasil vive uma situação particular. Não é mais um problema só do Brasil, é do mundo”, declarou.
Política
‘Só Deus me tira da cadeira presidencial’, diz Bolsonaro sobre possível processo de impeachment

Publicado
2 dias atrásem
15 de abril de 2021Por
Redação
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (15) que apenas Deus pode tirá-lo da cadeira presidencial. O comentário de Bolsonaro foi uma resposta à informação de que a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu cinco dias para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explique os motivos por não ter analisado os pedidos de impeachment protocolados na Câmara.
A decisão da ministra foi tomada em um processo no STF que questiona por que a Câmara dos Deputados não analisou os mais de 100 pedidos de impeachment já protocolados contra Bolsonaro. De acordo com a Constituição, a decisão sobre a abertura ou não de um processo de impeachment cabe ao presidente da Câmara, que não possui prazo para tomar a decisão.
— Eu não quero me antecipar e falar o que acho sobre isso, mas digo uma coisa: só Deus me tira da cadeira presidencial e me tira, obviamente, tirando a minha vida. Fora isso, o que estamos vendo acontecer no Brasil não vai se concretizar. Mas não vai mesmo. Não vai mesmo — afirmou Bolsonaro durante a live semanal que realiza nas redes sociais.
O presidente afirmou que irá aguardar a resposta de Arthur Lira à decisão de Cármen Lúcia. A ação no Supremo pede que a Corte imponha um prazo para que o presidente da Câmara analise os pedidos.
Durante a transmissão, o presidente Bolsonaro voltou a afirmar que o país se aproxima de um limite. Nesta semana, em conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada, o presidente afirmou que espera uma sinalização do povo. Na live, Bolsonaro disse que o governo vai “agir dentro das quatro linhas da Constituição restabelecendo a ordem no Brasil”.
— Lamento muito pelo futuro do nosso Brasil. E o que eu posso fazer? A gente só ganha a guerra se tiver informações, se o povo estiver bem informado, consciência do que está acontecendo. Alguns querem que seja imediatista. Eu sei o que tem que fazer, dentro das quatro linhas da Constituição. Se o povo cada vez mais se inteirar, se informar, cutucar seu vizinho, mostrar qual o futuro do nosso Brasil, a gente ganha essa guerra. Eu sei onde está o câncer do Brasil. Se esse câncer for curado, o corpo volta a sua normalidade. Estamos entendidos? Se alguém acha que tem que ser mais explícito, lamento — afirmou.
Fonte: globo.com

Hamilton supera dupla da Red Bull e garante a pole no GP da Emilia-Romagna

Fluminense se garante na semi e elimina o Botafogo no Carioca

Flamengo empata com a Portuguesa pelo Carioca

Governo emite decreto e shoppings, bares e restaurantes podem funcionar até as 22h

Sesapi registra 828 casos e 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Capitão da Polícia Militar do Piauí fica gravemente ferido e esposa morre em acidente

Polícia Civil prende suspeitos de matar empresário em Picos

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina

Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos

Polícia prende suspeitos de assassinar adolescentes de Teresina em ‘tribunal do crime’
Popular
- Cidades4 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política2 semanas atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia4 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte4 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política2 semanas atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos
- Cidades3 semanas atrás
Polícia prende suspeitos de assassinar adolescentes de Teresina em ‘tribunal do crime’
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – O Livro de Jó