Educação do Piauí é destaque em jornal do Grupo Globo

A educação pública do Piauí, que está na 9ª posição no ranking educacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi destaque em coluna do jornal Valor Econômico, pertencente ao Grupo Globo.

Escrita por Ana Inoeu, psicóloga, professora e superintendente do Itaú Educação e Trabalho, a coluna exaltou o Piauí e o colocou como modelo a ser seguido em outros territórios do Brasil e, também, pela esfera privada.

A coluna reforçou que o Piauí foi o primeiro estado do Brasil a criar a Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT), por meio da Lei Nº 7.893/2022, sancionada pela então governadora do Estado, Regina Sousa. A legislação busca fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede estadual, além de desenvolver programas educacionais inovadores que qualifiquem e preparem ainda mais os estudantes para o mercado de trabalho.

“Aprovada no fim do ano passado e que terá continuidade na nova gestão, a nova lei coloca os sistemas público e privado trabalhando juntos para pensar o bem comum da juventude. É fundamental que a oferta de formação profissional nas escolas, hoje predominantemente na rede pública, tenha a contribuição efetiva do setor produtivo. Este exemplo do Piauí vem em boa hora para mostrar que é possível trabalhar de maneira coletiva e intersetorial nos territórios”, disse Ana Inoeu em sua coluna.

A superintendente do Itaú Educação e Trabalho – frente da Fundação Itaú com foco em educação profissional, juventudes e sua inclusão no mundo do trabalho –, pontuou que o modelo adotado no Piauí contribui diretamente para que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) seja alcançada, uma vez que consiste em triplicar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio até 2024.

“Um importante instrumento para que a experiência intersetorial do Piauí seja replicada e ganhe escala no país é desenvolvermos uma Política Nacional de EPT, que dê as diretrizes para as demais unidades federativas e traga o setor produtivo para perto desse compromisso”, finalizou Ana Inoue.

Fonte: CCom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste