É inequívoco o grande avanço?

O que é algo inequívoco? Que não admite engano, dúvida; evidente. É público, é notório e é evidente o crescimento evangélico. Não tenha dúvidas que já no censo de 2022 e com resultados divulgados em 2023 estará a constatação do forte crescimento evangélico. Acreditamos que vai dar meio a meio; isto é, + de cinqüenta por cento ainda católico e quase quarenta e nove por cento se declarando evangélicos. E não é diminuição do povo católico; a maioria das pessoas que chegaram às Igrejas evangélicas são pessoas que não encontraram na vida moral correta dos Padres católicos razões de crença em Cristo Jesus; Deus. Quem é católico de verdade, continuará sendo católico de verdade. São poucas as conversões católicas às Igrejas protestantes, inclusive as Igrejas reformadas em particular Os presbiterianos; eles não se preocupam muito com o catolicismo. Acreditam que as pessoas que chegam às suas Igrejas são os escolhidos de Deus e chegaram lá por Cristo!

É INEQUÍVOCO O GRANDE AVANÇO pentecostal e neo pentecostal. Esse sim deve ser motivo de preocupação vaticana. E por qual motivo? Geralmente são pessoas levadas por muita emoção e falta de disciplina. Praticamente tudo é permitido; desde que seja um bom dizimista. E o falar contra os católicos chega a ser algo exacerbado. Quem conversa com um pentecostal ou neopentecostal sente a diferença ao conversar com uma Igreja Reformada e de forma especial o Presbiteriano tradicional. Mas qual a razão de ser inequívoco o crescimento evangélico no Brasil? A multidão de pessoas que se reúnem. A Igreja Católica Apostólica Romana infelizmente não consegue mais reunir multidões. Existe certo cansaço espiritual do não católico consciente e realmente católico devoto!

É INEQUÍVOCO O GRANDE AVANÇO evangélico. E qual a razão? Seria o fato dos católicos possuírem uma liturgia muito cheia de indumentárias? O rito romano é cansativo e sem novidades? Certo mesmo é que o Vaticano, principalmente agora, através do Jesuíta Papa Francisco tem tentado de tudo pra saber qual o motivo de tanta evasão de fiéis. E a qual conclusão chega os conselheiros e próximos ao Papa? O discurso entre palavra e atos práticos perturbam os fiéis. Os fiéis acreditam que deve existir de fato uma vida moral correta por parte dos clérigos. Os fiéis não admitem duplo comportamento! Pessoas de boa vontade e que freqüentavam a Missa constantemente, passaram a ver coisas inescrupulosas ao se aproximarem das sacristias. Jamais esperavam encontrar disputas de poder, ciúmes, invejas, intrigas, verdadeiros confrontos por ascensão clerical. E o que houve? Assustaram-se, sumiram; não católicos de verdade deixaram de freqüentar Missas!

É INEQUÍVOCO O GRANDE AVANÇO evangélico e isso será apresentado e constatado na coleta de dados do novo censo demográfico e populacional. Mas não vemos motivos de preocupação. Mas quem se tornou evangélico nunca foi de fato católico? Certo mesmo é que é melhor o crescimento evangélico do que o número crescente de inescrupulosos sociais e econômicos. Qual o pecado em ser evangélico? Nenhum. Quem desejar continuar sendo católico que continue sendo. Quem de fato encontrou a verdade em uma Igreja Reformada que continue seu caminho. Quem era do mundo e se encontrou em uma Igreja evangélica sem sucessão apostólica; que Deus o salve!

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste