Douglas Souza anuncia aposentadoria da seleção para tratar da saúde mental

Sensação das Olímpiadas de Tóquio e campeão olímpico na Rio-2016, Douglas Souza anunciou no fim da noite desta quinta-feira que irá se aposentar da seleção brasileira de vôlei para tratar de sua saúde mental. Em vídeo publicado no Instagram, o jogador, que está sem clube, relatou que está na equipe nacional desde 2011, e que sente muito orgulho desta trajetória entre as equipes de base e principal.

“Para mim, sempre foi uma honra, um prestígio, um orgulho muito grande estar na seleção. Eu sentia que precisava quebrar barreiras e eu consegui fazer isso muito bem. Só que chegou um ponto, em 2016, que minha mente, meu corpo começaram a dar alguns sinais de que eu precisava dar uma diminuída no ritmo”.

Ele ainda contou que dividir o tempo entre seleção e clube não deixa o atleta ter férias, se dedicar aos amigos e à família e revelou ter tratado de uma depressão.

“É muito difícil a gente ter um tempo para gente, para nossa família, para nossos amigos, que são coisas muito importantes para mim. Depois disso, só foi piorando até que eu cheguei a ter que tratar de uma depressão, e ninguém sabia disso. Em pleno 2022, a nossa saúde mental é uma coisa extremamente importante, a coisa que tem que se cuidar, se tratar, dar uma atenção ali. Mas, infelizmente, estando na seleção era muito difícil ter esse tempo.”

Douglas ainda disse que em 2018, decidiu que iria se aposentar depois das Olimpíadas de Tóquio. “Pela minha saúde mental, eu decidi encerrar meu ciclo na seleção para cuidar de mim, para ficar perto da minha família, dos meus amigos. Eu estou muito feliz com a minha decisão”.

Nos Jogos de Tóquio, a seleção brasileira perdeu a disputa do bronze para a Argentina e ficou fora do pódio pela primeira vez desde 2004. Douglas Souza foi um dos destaques das Olimpíadas e virou fenômeno das redes sociais, passando de 250 mil seguidores para 2,9 milhões ao final dos Jogos.

No final do ano passado, ele partiu para a sua primeira experiência em um clube internacional. Mas a experiência no Vibo Valentia, da região da Calábria, na Itália, durou apenas três meses na Europa. Em um caso que até hoje não foi muito bem explicado, ele voltou ao Brasil. O clube alegou que Douglas abandonou a equipe sem dar explicações.

Douglas também se envolveu em polêmica com Maurício Souza ao criticar uma postagem homofóbica feita pelo ex-companheiro de seleção em rede social.

Por causa do sucesso e da repentina volta ao Brasil, havia a expectativa que ele seria um dos participantes do Big Brother Brasil 2022. Os rumores, no entanto, não se confirmaram. Mas isso não quer dizer que ele não estará em um reality global.

Futuro
Nesta quinta-feira, o blog Olhar Olímpico, do UOL, confirmou que o atleta participará do Dança dos Famosos.

No vídeo publicado no fim da noite, Douglas Souza deu também pistas sobre seu futuro nas quadras. Sem clube desde que retornou da Itália, ele disse que está negociando com equipes paulistas para jogar a Superliga.

“Optei por jogar em São Paulo, mesmo sabendo que os clubes de São Paulo, não têm tanto investimento, não têm tanto dinheiro para oferecer para um atleta”, disse sem revelar com quais clubes está conversando.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste