Conecte-se conosco

Cidades

Dom Jacinto pede que Igreja tenha tratamento igualitário a outros setores

Publicado

em

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, fez um apelo nesta terça-feira (16) para que a Igreja receba tratamento igualitário diante dos outros setores da sociedade quando novas medidas sanitárias forem anunciadas.

De acordo com o decreto emitido pelo governo do estado no último sábado (13), fica suspensa a participação presencial das comunidades nos atos litúrgicos de 18 a 21 de março (de quinta a domingo). Durante este período, a comunidade deve acompanhar as celebrações por meio das redes sociais.

“Passados esses dias, possivelmente haverá uma nova disposição e como é de se esperar, o shopping, os estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, bem como o comércio de modo geral e outros estabelecimentos, voltarão a funcionar, seja com horários reduzidos, seja com número reduzido de pessoas. Então, eu faço respeitoso apelo às nossas autoridades para que olhem as nossas igrejas com o mesmo olhar com que olham as necessidades do comércio, dos bancos, etc”, disse.

Dom Jacinto afirma que as igrejas seguem, desde o início da pandemia, os protocolos para funcionamento seguro tais como distanciamento, marcações nos bancos, higienização e disposição de álcool em gel para os fiéis durante as celebrações.

“Volto a pedir respeitosamente às autoridades que ao fazerem novas orientações levem em conta de que nós, enquanto igreja, precisamos ser tratados do jeito que os bancos, os estabelecimentos comerciais e outras atividades socioeconômicas”, enfatizou.

O Arcebispo ainda destaca que durante o período mais crítico da pandemia no ano passado as igrejas estavam fechadas e que não foram responsáveis por espalhar o novo coronavírus.

“Exorto a todos que agora estão me ouvindo que observem os decretos governamentais, mas ao mesmo tempo estejam atentos a solicitar de uma maneira firme, convicta e confiante os direitos que a igreja tem de funcionar como as outras coisas funcionam dentro dos regulamentos sanitários”, pontuou.

Dom Jacinto pediu para que os fiéis mantenham a esperança.

“Desejo a todos que possam ter no dia de São José, grande protetor da igreja e todo o mundo, um dia de esperança e confiança, ele que foi o homem da providência que interceda junto ao Senhor para que possamos o mais breve possível ter dias melhores. Nossa confiança não esmoreceu, nossa fé se acende, se fortalece Naquele que é nossa força e nossa única esperança, Jesus Cristo nosso Senhor”, finaliza.


Com informações da Ascom

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (13/04), o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Scheyvan Lima, participou de uma solenidade para empossar o novo diretor do Palácio da Música de Teresina, que agora passa a ser dirigido pelo compositor Érico Luiz. Além da paixão pela música, o novo diretor é formado em letras português e é bacharel em direito.

Tendo algumas de suas canções gravadas por músicos locais, Érico Luiz afirma que o Palácio da Música é um símbolo de esperança para muitos que sonham em entrar no ramo da música. “Aqui já temos muitos projetos importantes, projetos estes que já facilitaram o acesso de muita gente no mercado musical profissional. Agora vamos trabalhar para descentralizar as ações, para que o local possa se adaptar às recomendações do prefeito Doutor Pessoa de levar oportunidades de cursos para comunidades periféricas, onde estão as pessoas que não contam com recursos para sequer pagar uma passagem de ônibus”, disse o novo diretor.

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, afirma que o Palácio da Música é uma das casas de cultura mais importantes do Nordeste brasileilo e que por isso foi escolhido um profissional da área. “Essa é uma pasta muito importante para a cultura, por isso tivemos o cuidado de escolher um nome que tivesse paixão pela música. Tenho certeza que unido a equipe, Érico Luiz fará uma gestão onde, principalmente a comunidade carente da cidade, tenha oportunidade de aprender a tocar um instrumento ou cantar”, diz Scheyvan Lima, que na oportunidade também parabenizou a jovem Adnayane Marins por ter contribuído de forma positiva com o espaço durante o período em que ela esteve na direção.

O Palácio da Música de Teresina fica localizado na Rua Santa Luzia, nº 1241, Centro/Sul, e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas no local, basta acessar o site fcmc.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Monsenhor Chaves e do Palácio da Música.

Fonte: Ascom/FMC

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Teresina emite decreto e autoriza o funcionamento do comércio na sexta-feira

Publicado

em

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, emitiu decreto nesta terça-feira (13) que dispõe sobre a adoção de medidas sanitárias para enfrentamento do novo coronavírus na capital piauiense no período de 13 a dia 18 de abril de 2021.

De acordo com o decreto, fica autorizado, no período do dia 13 ao dia 16 de abril de 2021, o funcionamento do comércio, em geral, por até 9 (nove) horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas -SAADs de sua região o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, e desde que não ultrapasse às 19h.

Conforme o decreto, nos dias 17 e 18 de abril, o funcionamento do comércio será por exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru.

Fiscalização
O decreto será fiscalizado pela Vigilância Sanitária municipal, serviços de vigilância federal e estadual, pelas equipes de fiscais das Superintendências Ações Descentralizadas -SAADs, Guarda Civil Municipal, PROCON Municipal, Polícia Militar e Civil.




Decreto emitido pela Prefeitura de Teresina

Orlando Dias
Da Redação

Continue lendo

Cidades

Novas cepas da Covid foram confirmadas em três pacientes residentes em Teresina

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirma que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2.

Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim, onde eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Os exames dos pacientes foram encaminhados ao Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, o sequenciamento genético não é um método de diagnóstico.

“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, diz Amélia.

A Coordenadora chama a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações.

“As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, afirma.

Fonte: CCOM

Continue lendo

Popular