Novak Djokovic no Australian Open conquistou neste domingo (29) o título do torneio pela décima vez ao bater o grego Stefanos Tsitsipas por 6/3, 7/6(4) e 7/6(5) em um duelo no qual sua superioridade jamais esteve ameaçada.
O título também significa que Djokovic agora volta a estar empatado com Rafael Nadal: os dois possuem 22 títulos de slams em simples e são os maiores vencedores de slams da história do tênis masculino. O terceiro da lista é o já aposentado Roger Federer, com 20 troféus em torneios deste nível.
A vitória deste domingo também significa que o tenista sérvio voltará a ocupar a posição de número 1 do mundo. Já recordista no quesito, ocupando a liderança do ranking por 373 semanas , ele desbancará o espanhol Carlos Alcaraz, atual #1, e retornará ao topo na segunda-feira, quando começará sua 374ª na posição mais alta do tênis masculino.
Como aconteceu
Djokovic entrou em quadra afiado e agressivo, tomando a dianteira dos pontos e colocando Tsitsipas na defensiva. O grego salvou bravamente dois break points em seu primeiro game de serviço, mas cedeu uma quebra pouco depois ao cometer uma dupla falta em um break point. O sérvio abriu 4/1 e seguiu confirmando seu serviço sem ser ameaçado, enquanto Stefanos parecia precisar de esforços dignos de semideuses mitológicos para manter seu saque. O veterano seguiu confirmando sem drama até fazer 6/3.
A segunda parcial mostrou um Tsitsipas mais sólido, que já conseguia equilibrar as trocas de bola mais longas. Faltava ao grego, porém, pressionar o serviço de Djokovic, que continuava sacando bem e confirmando confortavelmente. Pois a chance apareceu justamente no momento mais delicado da parcial, quando Novak, sacando em 4/5, errou uma esquerda na paralela e cedeu seu primeiro break point, também um set point. O sérvio se salvou com uma ótima direita vencedora (veja abaixo), e a decisão só veio em um nervoso tie-break, com vários erros não forçados. Tsitsipas cometeu o mais pesado deles, quando sacava em 4/4. Djokovic, então, fez os dois pontos com seu serviço e fechou a parcial: 7/6(4).
O terceiro set começou com Djokovic cometendo uma sequência de erros e cedendo uma quebra logo no primeiro game. Tsitsipas, porém, ainda parecia abalado por perder a segunda parcial e não aproveitou a vantagem. No segundo game, também perdeu seu serviço. Depois disso, o duelo voltou a encontrar um equilíbrio, com ambos sacando bem, e foi necessário mais um tie-break. Novamente, Djokovic abriu vantagem cedo, executando uma devolução vencedora e contando com um erro não forcado do grego. Com 3/0 e saque, o sérvio só precisou administrar a vantagem até fechar o game e a partida.
Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução