Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado

rNeste sábado (17), acontece em todo o Brasil o dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Em Teresina, 22 salas estarão abertas das 8h às 17h para que crianças e adolescentes, até os 15 anos de idade, possam tomar as doses que estão em falta no seu esquema vacinal.

A meta da campanha é aumentar a cobertura nesta faixa etária, que está baixa não apenas em Teresina como em todo o Brasil. “Precisamos vacinar 95% do público-alvo de cada vacina, mas em Teresina, por exemplo, temos coberturas vacinais que chegam a apenas 29% do público-alvo alcançado”, alerta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O grupo prioritário da imunização contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Serão ofertadas ainda todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, que protegem contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, HPV, entre outras, cada qual com seu esquema que contempla pessoas de até 15 anos.

Amariles Borba pontua que a vacinação diminui a incidência das doenças imunopreveníveis e contribui para o seu controle, eliminação e até mesmo sua erradicação, como aconteceu com a poliomielite no Brasil. “Precisamos melhorar em todo o país a cobertura vacinal para evitar o retorno destas doenças”, disse. Ela ressalta que é importante levar a caderneta de vacinação, pois ela será analisada pelo profissional de saúde no momento da vacina, só assim será possível disponibilizar as vacinas que ainda estão em falta.

O presidente da FMS, Manoel de Moura, esclarece que as UBSs do município estão preparadas para receber a população cumprindo com todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19. “Os pais podem levar seus filhos sem medo, sempre tomando o cuidado de usar máscara e manter a higienização constante das mãos. Para as crianças, o uso de máscara é obrigatório a partir dos dois anos de idade”, destaca o presidente. “Não deixem de levar. Estas vacinas salvam milhões de vidas, tendo grande impacto social e na economia mundial”, finaliza.

Lista dos postos que estarão abertos neste sábado (17) para o dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente:

ZONA NORTE
UBS MONTE VERDE – Rua Amadeus Paulo, 3556. Monte Alegre
UBS ADELINO MATOS – Rua Boa Esperança s/n Vila São Francisco
UBS NOVA BRASÍLIA – Rua Anísio Pires,s/n .Bairro: Nova Brasília
UBS BUENOS AIRES – Av. Duque de Caxias, s/n Bairro: Buenos Aires
UBS CECY FORTES – Av. Jacob Almendra, 630. Porenquanto

ZONA SUL
UBS CRISTO REI – Rua Pe Aureo de Oliveira S/N, Cristo Rei
UBS SACI – Praça Prefeito João Mendes, S/N, Saci.
UBS ANGELIM – Rua “B”, S/N, Angelim
UBS PORTO ALEGRE – Q-02, Casa 05, Porto Alegre
UBS PORTAL DA ALEGRIA – Quadra B, Casa 14, Portal da Alegria
UBS CAROLINA SILVA – Rua 11 de junho, s/n, Loteamento João Pereira 2, Areias
UBS BELA VISTA – Av. Principal, S/N, Bela Vista II.

ZONA SUDESTE
UBS ALTO DA RESSURREIÇÃO – Rua Alto do Piauí, 7013
UBS MÁRIO ROCCHI – Rua Alto do Piauí 7013 Gurupi
UBS NOSSA SENHORA DA GUIA – Rua Ver. Emilio Omatti, 2010, Beira Rio
UBS USINA SANTANA – Av Principal, 6133, Usina Santana
UBS RENASCENÇA – Rua Dr. Pedro Teixeira 4622, Parque Itararé

ZONA LESTE
UBS ANITA FERRAZ – Rua Jandaíra s/n, Pq. Anita Ferraz, Tabajaras
UBS SANTA ISABEL – Av. João Antônio Leitão, 4577, Piçarreira I
UBS SANTA BÁRBARA – Av. Dr. Nicanor Barreto, S/N – Santa Bárbara
UBS PLANALTO ININGA – R. Promotor Jose Meton Filho, 5041, Verde Lar
CMEI FRANCISCA MARQUES – R. Telegrafista Sebastião Portela, 3143 – São João

relacionadas

talvez você goste