Depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia por Coivd-19, vem aí o Desafio das Opalas, uma prova de mountain bike oficial do calendário piauiense da modalidade e que chega à sua 4ª edição, com um roteiro ainda melhor do que foi a última, em 2019. Com supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, o Desafio acontecerá nos próximos dias 24 e 25 de junho, dentro da área do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, e valerá pela 5ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country – disciplina XCO (Cross Country Olímpico). O parque fica a 17 km de Piracuruca.

E para quem não participou das edições anteriores, o retorno do Desafio das Opalas vem cheio de novidade e um pouco diferente das últimas, que foram realizadas na disciplina MTB XCM, ou seja, mountain bike modelo maratona. Pois para esta 4ª edição, os ciclistas terão um percurso em um circuito de seis quilômetros para percorrerem o maior número de voltas em um dado tempo. Por exemplo, a categoria Elite terá 1h30 minutos e os cinco atletas que fizeram o maior número de voltas subirão ao pódio.

A diretoria da FCP adianta que o objetivo do Desafio das Opalas acontecer totalmente nas dependências do Parque Nacional de Sete Cidades torna a prova ainda mais atraente e cheia de encantos, pois o local que completou no ano passado 60 anos possui mais de 7.000 hectares de área, cheio de sítios rochosos que representam cidades distintas e lembram pessoas, animais, aves e até mapas, como rochas que parecem terem sido esculpidas no formato do mapa do Brasil e até o formato do mapa do Piauí; o lugar cheio de magia, histórias, mistérios e paisagens, como cachoeiras, piscinas naturais e olhos d’água fascina os visitantes. Tantas belezas que o parque já foi cenário de novelas e até de filme.

Por ser uma área de conservação ambiental protegida por leis federais, sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a maior preocupação dos organizadores é manter o local preservado, por isso as inscrições estão limitadas a 250 atletas das categoriais oficiais e também categorias abertas para o masculino e feminino, categoria pesadão e duplas. Até o momento já há quase 100 inscritos. Com realização da Fundação Quixote, paralelo à competição, haverá uma programação cultural, em Piracuruca, que levará para a população livros, palestras, shows musicais e de humor.

O 4º Desafio das Opalas tem supervisão da FCP e CBC. Coprodução: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM. As inscrições e regulamento estão abertas no site www.agendaoffroad.com.br.


Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *