Deputada Lucy Soares apresenta dez projetos para 2020 na Alepi

A deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) apresentou nesta segunda-feira (10) suas propostas para o ano de 2020 na Assembleia Legislativa do Piauí. Dos dez projetos protocolados somente este ano, um deles pede que as escolas públicas do Piauí  disponibilizem atendimento multidisciplinar para acompanhamento de alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem, distúrbios articulatórios e transtornos de ordem emocional.

Em Teresina, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) oferece um serviço pioneiro de atendimento aos estudantes de escolas públicas com perfil semelhante ao descrito no projeto da deputada Lucy Soares. De acordo com a parlamentar, o objetivo é que esse atendimento seja ampliado para todo o Piauí.

Através de atendimento médico, com neuropediatra e psiquiatra; e atendimento terapêutico, com psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais, o CMAM possibilita que crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem possam desenvolver suas habilidades cognitivas.

No local, são atendidos os alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino, que tenham idades entre 5 a 16 anos, com suspeita de algum transtorno, como, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH), transtornos emocionais e de fala.

A exemplo do que acontece em Teresina, Lucy Soares deseja que em cada cidade do Piauí, as escolas públicas estaduais possam contar o apoio de um centro de atendimento multidisciplinar. O projeto de criação desses centros já foi lido no Plenário da Alepi e encaminhado para as comissões técnicas para aprovação.

relacionadas

talvez você goste