Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém aprovação estável após quase seis meses da posse. São 37% os que consideram o governo federal ótimo ou bom, enquanto 27% avaliam a atuação como ruim ou péssima. Para 33%, o chefe de Estado é regular — 3% não opinaram. Em comparação com a pesquisa anterior, os números variaram dentro da margem de erro.

Quem mais aprova o presidente são os que têm renda de até dois salários mínimos. Nesta faixa, 43% classificam o governo federal como ótimo ou bom. Entre os menos escolarizados, são 47%; entre moradores do Nordeste, a porcentagem se mantém em 47%. Nesse grupo, houve uma oscilação negativa na aprovação: 6 pontos para baixo em relação ao apurado em março.
Dos que ganham de dois a cinco salários mínimos e entre os moradores do Centro-Oeste, 34% reprovam Lula. Entre os evangélicos, o porcentual de reprovação é de 37%. Entre os mais ricos, que recebem dez salários mínimos mensais (4% da amostra), 49% desaprovam o governo.

A pesquisa foi realizada em 112 municípios, com 2.010 pessoas. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou menos. A coleta de dados foi feita entre a última segunda-feira (12) e quarta-feira (14).

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *