Conecte-se conosco

Cidades

Entidades pedem medidas mais rígidas no enfrentamento a Covid-19

Publicado

em

Diretores do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, da OAB Piauí, Conselho Regional de Enfermagem- COREN-PI e do Conselho Regional de Fisioterapia- CREFITO-14 emitiram nesta sexta-feira (12), após reunião por videoconferência, uma nota conjunta de alerta à sociedade e aos gestores piauienses para a adoção de medidas mais rígidas e eficazes para a preservação da vida humana no momento de pandemia.

A Nota Conjunta expõe a situação real do sistema de saúde em decorrência da grande quantidade de casos e óbitos causados pela Covid-19. O aumento do número de casos e óbitos pela Covid, a circulação das novas variantes do coranavírus, a ocupação de 100% dos leitos de UTI, a lista de espera, a escassez de insumos e medicações no mercado, o ritmo lento de vacinação, dentre outros assuntos foram abordados no documento.

A Nota Conjunta reforça o que o CRM-PI já vem alertando, qual seja a necessidade de reforço na adoção, tais como o uso de máscara, higienização das mãos, bem como a ampliação das medidas restritivas já implantadas no que se refere à circulação de pessoas, o distanciamento social ampliado, entre outras. O que as entidades concordam é que faz-se urgente a adoção de medidas que impeçam mais mortes, principalmente por falta de vagas no sistema de saúde pública e privado.

Confira a nota emitida pelas entidades:

Da Redação

Cidades

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

Publicado

em

A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) aplicou 56 penalizações a estabelecimentos comerciais no último final de semana, sexta, sábado e domingo (9, 10 e 11). Nessas datas estava em vigor o decreto estadual com medidas mais restritivas de combate a Covid-19.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, informa que o monitoramento ocorre em todas as zonas de Teresina rotineiramente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Sobre as penalizações, a gerente informa quais são as mais recorrentes. “São as aglomerações de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e consumo de alimentos e bebidas dentro de bares e restaurantes”, esclarece.

Ela destaca que tem o apoio da população ao informar onde está acontecendo o descumprimento do decreto. A Gevisa disponibiliza os fones 3215 9102 e 3215 9115 para a população fazer denúncias.

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Publicado

em

Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de Vacinação contra a Covid-19 da FMS.

A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.

Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):

UBS Ceci Fortes
UBS Lourival Parente
UBS Santa Isabel
UBS Vila Bandeirante
UBS Poty Velho
UBS Parque Poti
UBS Porto Alegre

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

Luiz Ayrton Santos Júnior toma posse na APL nesta terça-feira

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) empossa nesta terça-feira (13) o professor universitário e médico Luiz  Ayrton Santos Júnior na Cadeira 16, que teve como último ocupante o psiquiatra Eustachio Portella.

A solenidade de posse  do novo acadêmico acontece às 18h e será realizada de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus.

O discurso de recepção será feito pelo acadêmico Nelson Nery Costa. O presidente da APL, jornalista Zózimo Tavares, informou que a posse de Luiz Ayrton Santou Júnior pode ser acompanhada pelo You Tube no link: meet.google.com/wcd-rhw-uue.

Biografia
Luiz Ayrton Santos Júnior foi eleito para a APL em 13 de fevereiro. Ele é médico pela Universidade de Pernambuco (1984), mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Professor fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, onde ministra Bioética e História da Medicina, e professor Adjunto 4 de Bioética da Universidade Federal do Piauí.

É também empreendedor social desde 1991. Organizou em 1998 a Fundação Maria Carvalho Santos, que cuida da problemática do câncer de mama. Presidiu a Academia de Medicina do Piauí.

Tem cinco livros publicados em Medicina, dois de poesia e um de literatura infanto-juvenil.

Convite para posse de Luiz Ayrton Santos Júnior na APL

Da Redação

Continue lendo

Popular