CRM-PI flagra unidade de saúde de Bom Princípio queimando lixo hospitalar

Uma série de graves irregularidades foram registradas pela equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI -, no município de Bom Princípio do Piauí, a cerca de 330 km de Teresina. Entre as mais graves irregularidades é que a Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa, que é gerida pelo município local e deveria estar atuando com dois leitos de internação clínica e quatro leitos de pediatria, na verdade funciona apenas uma vez por semana, prestando um atendimento com porte de Unidade Básica de Saúde (UBS).

CRM-PI flagra unidade de saúde de Bom Princípio queimando lixo hospitalar

Na fiscalização realizada no dia 31 de janeiro, o médico fiscal do CRM-PI registrou a ausência de médico no plantão e só havia uma técnica de enfermagem atuando sem supervisão, o que também é proibido. Onde era para existir enfermarias e leitos apropriados para os pacientes em procedimentos não havia sequer colchões, apenas grades de macas enferrujadas e ambientes sujos e insalubres. Ao percorrer as dependências da unidade, havia um forno de barro nos fundos das dependências, o qual estava sendo usado para a queima de lixo hospitalar, como seringas, agulhas, frascos de recipientes de medicação, luvas e ainda lixo comum.

CRM-PI flagra unidade de saúde de Bom Princípio queimando lixo hospitalar

A unidade também se encontrava com esgotos estourados e vazando a céu aberto, exalando mau cheiro, além de porcos circulando normalmente na entrada da unidade. Para o CRM-PI, todas essas irregularidades, como o descarte de lixo e animais circulando na redondeza, representam riscos de contaminação dos animais e da população. Como não há médico plantonista 24 horas, quando a população precisa de melhores cuidados precisa se deslocar até o município de Parnaíba, a 40 km de Bom Princípio do Piauí. O CRM-PI encaminhou termo para a direção da Unidade de Saúde com prazo de 30 dias para que as irregularidades sejam sanadas. O prazo se encerra no dia 03 de março.

Fonte: CRM-PI

relacionadas

talvez você goste