CPI: Roberto Dias, ex-diretor da Saúde, paga fiança e é solto

Roberto Dias, que foi preso nesta quarta (7) acusado de mentir à CPI da Covid, foi solto. Ele pagou fiança de R$ 1.100, deixou a prisão e responderá em liberade à acusação de falso testemunho.

Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, foi exonerado na semana passada após ser acusado por Luiz Paulo Dominguette, vendedor de vacinas ligado à Davati, de pedir propina de US$ 1 por dose do imunizante que seria negociado com o governo federal. O carregamento prometido por Dominguette seria de 400 milhões de doses. Em seu depoimento à CPI Dias confirmou que houve o encontro com o representante da Davati, mas negou ter pedido propina.

Após várias horas depondo à Comissão nesta quarta, o senador Omar Aziz, presidente da Comissão, considerou que Dias mentiu sobre os acontecimentos ligados a compra das vacinas e pediu sua prisão. O ex-diretor foi encaminhado para a delegacia da Polícia Legislativa do Senado, onde ficou detido até pagar a fiança, por volta das 23h30.

Roberto Dias foi o primeiro depoente a ser preso nesta CPI. Aziz decidiu detê-lo após o vazamento de áudios apreendidos do celular de Dominguette que contradiziam as informações dadas pelo ex-diretor.

Dias afirmou aos senadores repetidas vezes que seu encontro com Dominguetti em fevereiro deste ano, onde teria ocorrido a proposta de propina, teria acontecido por coincidência. “Não era um jantar com fornecedor, era um jantar com um amigo”, disse.

Fonte: r7.com

relacionadas

talvez você goste