Covid: FMS inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta terça-feira (18) a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos de idade. Nesse primeiro momento, a campanha é voltada para o público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a abertura da vacinação ocorre às 9h, na UBS Santa Isabel, zona Leste, e cerca de mil crianças devem receber a dose nesta terça-feira (18).

A vacina a ser aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty, em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose.

“As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem completar o esquema vacinal com a vacina Pfizer/Comirnaty pediátrica”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.

No momento da vacinação será necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento assinado por eles.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, convida os pais e responsáveis para que não deixem de vacinar seus filhos.

“Inicialmente estamos priorizando as crianças com comorbidades e deficiência, mas logo que recebermos doses suficientes vamos abrir para a população em geral em ordem decrescente de idade, como orienta o Ministério da Saúde”, diz. “Pessoas vacinadas têm a Covid de forma mais moderada ou leve ou mesmo assintomática, evitando a possibilidade de uma forma grave que pode levar ao óbito. Vamos proteger nossas crianças”, finaliza o presidente.

Da Redação
Foto: Divulgação/Sesapi

relacionadas

talvez você goste