Conecte-se conosco

Cidades

Covid-19: Sesapi confirma 19 mortes e 1651 casos positivos em 24h

Publicado

em

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.651 casos confirmados e 19 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (23).

Dos 1.651 casos confirmados da doença, 920 são mulheres e 731 são homens, com idades que variam de um a 101 anos.

Nove mulheres e dez homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Altos (70, 77 e 79 anos), Esperantina (56 anos), Marcolândia (72 anos), Socorro do Piauí (55 anos) e Teresina (65, 67 e 76 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Jaicós (75 anos), Piracuruca (64 anos), São Braz do Piauí (54 anos), Teresina (50, 57, 73, 75 e 79 anos) e Valença do Piauí (76 e 86 anos). Seis vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 196.010 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.870 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.236 homens e 1.634 mulheres não resistiram a Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.304 ocupados, sendo 846 leitos clínicos, 407 UTIs e 51 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.402 até o dia 23 de março de 2021.

A Sesapi estima que 190.835 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 142.332 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 44.875 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Da Redação

Cidades

FMS convoca 43 fisioterapeutas para a linha de frente da Covid

Publicado

em

A rede municipal de saúde segue reforçando a linha de frente de combate à Covid-19 por meio da contratação de novos profissionais. Hoje (16) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lança edital de convocação para 43 fisioterapeutas que irão atuar nos hospitais de Teresina.

Os fisioterapeutas, que atuarão em regime de plantão 24h, foram classificados no edital 1/2020 do Processo Seletivo Emergencial da FMS, realizado ano passado em função da pandemia. Eles devem se apresentar nos dias 19 e 20 abril (segunda e terça-feira), das 08h às 14h no Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas da FMS, que fica na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto.

O chefe do Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas, João Luciano de Castro e Sousa, chama atenção para a ordem de convocação de acordo com as datas definidas.

“Para evitar aglomeração, dividimos os convocados em dois grupos: 21 deles devem se apresentar na segunda (19) e os outros 22 na terça-feira (20)”, esclarece ele. O gestor chama atenção para o fato de que o candidato que não comparecer na forma estabelecida será considerado desistente.

Ao se apresentarem os candidatos deverão entregar os seguintes documentos (originais acompanhados de cópias legíveis) para comprovação e autenticação: Certidão de nascimento ou Casamento (quando for o caso); Título de Eleitor, com certidão de quitação eleitoral; Certidão de Reservista ou dispensa de incorporação (somente para homem); RG; CPF; Autodeclaração do candidato conforme anexo II do edital; Documentação que comprove os títulos indicados no currículo, conforme item 2.11 do edital; Comprovante de escolaridade exigida no Quadro I do Edital; Registro do Conselho competente; Conta Corrente Banco do Brasil; uma foto 3×4 recente; Comprovante de endereço atualizado; comprovante de inscrição no PIS/PASEP/NIT.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta a importância da contratação de pessoal mediante processo seletivo.

“Hoje a FMS cumpre a lei em termos de convocação de servidores. Nós temos um processo seletivo vigente, estamos convocando esses profissionais para fazerem parte do quadro”, afirma.

Edital de Convocação

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

Força-Tarefa prende acusados de roubar CMEI na zona Sul de Teresina

Publicado

em

A Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública e 17 Batalhão da Polícia Militar efetuaram a prisão de três pessoas na manhã desta sexta-feira (16), na região do Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

De acordo com a Força- Tarefa, dois deles são acusados de participarem do roubo no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Teresina Sul, na última quinta-feira (15). O outro preso é acusado de receptação dos produtos oriundos do crime.

Conforme os policiais militares, foram apreendidos oito celulares celulares, um notebook, uma motocicleta e munições.

Com informações da Ascom

Continue lendo

Cidades

Sesapi intensifica ações do programa Busca Ativa em 50 municípios

Publicado

em

Como forma de frear o avanço da pandemia da Covid-19 no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), irá intensificar as ações do programa Busca Ativa em 50 municípios piauienses que apresentam uma maior taxa de transmissibilidade da doença.

O mapeamento dessas cidades foi realizado através de um estudo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em todos os territórios do Estado onde foi diagnosticado os índices de transmissibilidade.

“Este estudo foi apresentado ao governador Wellington Dias durante a reunião do COE ampliado. Preocupado com essa alta taxa de contágio, o governador solicitou a intensificação do programa Busca Ativa nestas cidades”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As ações, que serão tomadas após a apresentação do estudo,que traçou o perfil da pandemia no Piauí, foram discutidas durante reunião nesta quarta-feira (15), entre a Sesapi, UFPI e Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

“Sabemos que de acordo com cada região há um perfil diferenciado da doença. Por isso, naquelas cidades onde há uma maior transmissão do vírus, o programa Busca Ativa vai trabalhar com mais intensidade, para que possamos ter ações mais direcionadas de forma diferenciada para cada setor. Esta é um trabalho importantíssimo para que possamos ter uma redução da transmissibilidade do vírus e um controle da pandemia”, destaca o superintendente de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo.

Um dos municípios onde o programa vai trabalhar com mais intensidade é a capital Teresina, a cidade com maior número de casos e óbitos pela Covid-19 no Estado. “Teresina é o Centro do nosso estado onde está a maior concentração da população e dos serviços de saúde, consequentemente, por isso vamos trabalhar de forma integrada com a FMS para que possamos contornar e desafogar a rede hospitalar o quanto antes, uma vez que, com o controle da doença a ocupação de leitos e a fila de espera tendenciam a cair”, ressalta o superintendente.

As cidades que irão receber um trabalho mais intenso do programa Busca Ativa são: Território Chapada das Mangabeiras (Eliseu Martins); Território dos Cocais (Piripiri, Lagoa do São Francisco, Piracuruca, Esperantina, Pedro II e Domingos Mourão); Território Entre Rios (Altos, São Miguel da Baixa Grande, Boqueirão do Piauí, José de Freitas, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Teresina, Miguel Alves, Lagoinha do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, Beneditinos, Aroazes, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Agricolândia e Demerval Lobão); Território Planície Litorânea (Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba); Território Serra da Capivara (Lagoa do Barro do Piauí e Jurema); Território Vale do Canindé (Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Oeiras e Santo Inácio do Piauí); Território Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Itaim (Marcolândia, Vera Mendes, Alegrete do Piauí, Simões e Belém do Piauí); Território dos rios Piauí e Itaueiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba (Landri Sales, Manoel Emídio, Bertolínia, Guadalupe, Pavussu, Uruçuí, Antônio Almeida, Rio Grande do Piauí e Canavieira).

As equipes do programa Busca Ativa vão atuar auxiliando os municípios com testagem, isolamento e orientação da população sobre a prevenção ao coronavírus.

“A nossa ação é promoção, prevenção e rastreamento de casos de forma rápida para podermos diagnosticar precocemente e que não haja necessidade das pessoas procurarem unidade de saúde com casos graves da doença”, afirma a coordenadora do programa Busca Ativa, Dília Falcão.

O programa Busca Ativa atua em 220 municípios do Piauí com um total de 230 equipes multiprofissionais. “Atuamos também distribuição de testes para o diagnóstico da doença, EPI’, junto com as Barreiras Sanitárias e paralelo a esses 50 municípios , continuaremos também com o trabalho nas demais cidades, onde já há atuação das equipes”, ressalta a coordenadora.

Fonte: Ascom/Sesapi

Continue lendo

Popular