Conecte-se conosco

Cidades

Covid-19: FMS segue com vacinação de idosos de 77 e 78 anos nesta sexta-feira

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 com a imunização dos idosos de 77 e 78 anos, que se inicia nesta sexta-feira (19). Assim como na etapa anterior, serão disponibilizados 10 pontos de drive-thru em toda a cidade, além de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atenderão mediante agendamento no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para esta etapa da campanha, a FMS está recebendo 5.193 doses da vacina Coronavac, suficiente para contemplar toda a população desta faixa etária. Para uma melhor organização, a vacina nos postos drive thru será organizada em dois dias: na sexta-feira (19) será a vez dos idosos de 78 anos e no sábado (20) o foco será aqueles com 77 anos. Ela acontece das 9h às 17h nos seguintes locais:

1 – Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Pirajá;
2 – Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro;
3 – ADUFPI – Av. Universitária, 391, Ininga;
4 -Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.
5 – UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Planalto Uruguai.
6 – Faculdade Estácio de Teresina – estacionamento da faculdade na Avenida dos Expedicionários, Bairro São João
7 – Terminal de Integração Parque Piauí – Avenida Marechal Juarez Távora, 118, Bairro Parque Piauí (próximo ao clube dos Cem)
8 – Terminal de Integração Zoobotânico – Avenida Presidente Kennedy, bairro Zoobotânico
9 – Terminal de Integração Livramento – Avenida dos Expedicionários, S/N, Bairro Dirceu I
10 – Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Avenida Ministro Sergio Mota, S/N, Bairro Santa Maria da Codipi.

No ato da vacina, é importante que o idoso apresente os seguintes documentos: CPF, documento de identificação com foto para comprovar a idade e um comprovante de residência que prove que o idoso reside em Teresina.
Já aqueles que não dispuserem de meio de transporte para se dirigir ao drive thru podem optar pela vacinação nas UBS, que deve ser agendada no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

“Nesse momento não podemos gerar aglomerações, por isso a importância do agendamento. Quem não tem acesso à internet pode se dirigir até o setor de marcação de consultas de qualquer UBS não Covid e agendar sua vacinação nas unidades que serão postos de vacina”, explica Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS.

Já os acamados receberão sua dose em casa, também mediante agendamento no site da FMS ou em contato com o agente comunitário de saúde da área. Mais instruções sobre como fazer o cadastramento estão disponíveis em vídeo no link https://fms.pmt.pi.gov.br/instrucoes-vacine-ja.

Fonte: Ascom/PMT

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paciente mata enfermeiro dentro de clínica em Picos

Publicado

em

O técnico de enfermagem Edigar da Silva Santos, 49 anos, foi morto enquanto trabalhava na madrugada desta terça-feira (13) na Clínica e Maternidade Anizinha Luz, em Picos, no Sul do Piauí. A vítima apresenta lesões pelo corpo, sobretudo na cabeça, que indicam suposto espancamento. O acusado do homicídio foi identificado por Marcos Vinícius Lopes, de 26 anos.

De acordo com informações do major Elias, da Polícia Militar em Picos, Marcos Vinícius estava internado em um dos apartamentos da Maternidade, que também atende outras áreas da saúde, além da obstetrícia.

Não foi possível, até o momento, identificar a causa do crime e que arma pode ter sido utilizada. Por volta das 7h, Marcos Vinícius foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas, em frente a uma farmácia. No momento da captura, ele demonstrou estar desorientado e tentou resistir à prisão.

 “O suspeito no momento da prisão encontra-se desnorteado”, frisou o major Elias. 

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

Publicado

em

A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) aplicou 56 penalizações a estabelecimentos comerciais no último final de semana, sexta, sábado e domingo (9, 10 e 11). Nessas datas estava em vigor o decreto estadual com medidas mais restritivas de combate a Covid-19.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, informa que o monitoramento ocorre em todas as zonas de Teresina rotineiramente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Sobre as penalizações, a gerente informa quais são as mais recorrentes. “São as aglomerações de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e consumo de alimentos e bebidas dentro de bares e restaurantes”, esclarece.

Ela destaca que tem o apoio da população ao informar onde está acontecendo o descumprimento do decreto. A Gevisa disponibiliza os fones 3215 9102 e 3215 9115 para a população fazer denúncias.

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Publicado

em

Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de Vacinação contra a Covid-19 da FMS.

A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.

Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):

UBS Ceci Fortes
UBS Lourival Parente
UBS Santa Isabel
UBS Vila Bandeirante
UBS Poty Velho
UBS Parque Poti
UBS Porto Alegre

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Popular