Notícias do Piauí
Coronavírus: CRM-PI emite recomendação aos médicos em atendimento a pacientes

Publicado
1 ano atrásem
Por
RedaçãoO CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí) emitiu nesta terça-feira (17) recomendação aos médicos quanto ao atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus.
De acordo com o CRM, os médicos devem usar EPI (Equipamento de Proteção Individual) no atendimento de suspeitos ou contaminados com o Covid-19.
Confira o comunicado
O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PIAUÍ, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958, respectiva e posteriormente alterado pela Lei nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, e pelo Decreto nº 6.821, de 14 de abril de 2009, e
CONSIDERANDO a declaração de Pandemia do Covid-19 pela OMS;
CONSIDERANDO as medidas tomadas para diagnóstico pelo Ministério da
Saúde estabelecendo a Atenção Primária como porta de entrada para casos suspeitos;
CONSIDERANDO as recomendações feitas pelas Sociedades Brasileiras, como a de Infectologia;
CONSIDERANDO o Código de Ética Médica de 2018;
RECOMENDA AOS MÉDICOS:
Art. 1º Suspender ou determinar horários exclusivos para atendimentos eletivos de pessoas em Unidades de Saúde para evitar contato entre indivíduos sadios ou com outras patologias com pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus;
Art. 2º Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para precaução de gotículas em atendimentos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Covid-19 (máscara, avental e luvas descartáveis e protetor facial ou óculos);
Art. 3º Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará com justificativa e maior brevidade sua decisão ao diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina do Piauí e à Comissão de Ética da instituição, quando houver.
Da Redação
Com informações da Ascom
Leia também
Boletim da Sesapi confirma mais 31 mortes por Covid-19 em 24h
Piauí atinge 37 mortes; Em 24h, 17 municípios registraram óbitos
Covid-19: Piauí atinge 46 mortes e 1213 casos positivos em 24h
Covid-19: Brasil registra 3.829 mortes e 92.625 infectados em 24 horas
Covid: Piauí registra 43 mortes e 1313 casos positivos em 24h
Boletim: Sesapi registra 30 mortes e 1505 casos positivos de Covid-19 em 24h
Notícias do Piauí
Decreto fecha os acessos ao Delta do Parnaíba devido a Covid

Publicado
1 mês atrásem
11 de março de 2021Por
Redação
A prefeitura de Ilha Grande do Piauí, região Norte do Estado, decretou nesta quinta-feira (11) a proibição de passeios turísticos ao Delta do Parnaíba, durante o final de semana dos dias 13 e 14 de março. As medidas são uma prevenção ao contágio e controle da nova onda de Covid-19. O município teve um aumento considerável no número de óbitos por conta da doença.
O decreto, assinado pela prefeita Marina de Oliveira Brito, passa a valer a partir desta sexta-feira, 12, e segue até 22 de março. Também fica suspensa a atracação de embarcações de outros municípios no Porto dos Tatus, neste final de semana.
Além disso, está proibida a realização de eventos com aglomerações sejam eles em ruas, casas de festas, bares, restaurantes, clubes, quiosques, por iniciativa pública ou privada. Caso alguma dessas restrições seja desobedecida, haverá aplicação de multa.
No decreto, a prefeita justifica que o município não tem porta de entrada para urgência e emergência, nem conta com leitos 24 horas. Os pacientes que precisam são encaminhados para o Hospital Estadual do Dirceu, em Parnaíba, que hoje encontra-se com 90% dos leitos ocupados.
Decreto ilha Grande (1).pdf
Da Redação
Notícias do Piauí
Piauí recebe mais 36 mil doses da vacina Coronavac

Publicado
1 mês atrásem
9 de março de 2021Por
Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebe, na tarde desta quarta-feira (10), mais um lote de vacinas Coronavac para imunização contra a Covid-19. Desta vez, os imunizantes vão possibilitar o início da vacinação do grupo de pessoas entre 75 e 79 anos e dar continuidade ao grupo dos trabalhadores da saúde e o de indivíduos entre 80 e 84 anos. O lote é de 36 mil doses.
Esta nova remessa vai contemplar 1,5% dos trabalhadores de saúde; 30% das pessoas de 80 a 84 anos e 13% das pessoas de 75 a 79 anos acamadas. O Ministério da Saúde enviou a primeira e segunda dose da vacina. Com este novo lote, o Piauí imuniza 70% do público de 80 a 84 anos e 82,8% dos trabalhadores da saúde.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esta etapa é mais um passo na luta contra o coronavírus, mas ele ressalta a importância da colaboração de todos os piauienses na prevenção, enquanto não há vacina para todos. “Vamos vencer o vírus, mas vale lembrar que devemos continuar com os cuidados usando máscara e mantendo o distanciamento porque a pandemia ainda não acabou”, lembrou o gestor.
No Piauí, 123.075 pessoas já receberam a vacina contra a Covid-19, desse total, 96.440 foram imunizados com a primeira dose e 26.633 com a segunda. A vacinação dos piauienses pode ser acompanhada através do Vacinômetro na página da Sesapi www.saude.pi.gov.br .
Com informações da CCOM
Cidades
Caso Izadora Mourão: irmão da vítima é preso em Pedro II
Irmão de Izadora Mourão é preso pela Polícia como principal suspeito do assassinato da advogada em Pedro II.

Publicado
2 meses atrásem
15 de fevereiro de 2021Por
editorUma reviravolta no caso do assassinato da advogada Izadora Mourão. A Polícia Civil prendeu o irmão da vítima, o também bacharel em direito e jornalista João Paulo Santos. Morta a facada dentro de sua casa no município de Pedro II no último sábado, o crime chocou a cidade ao Norte do Piauí. O irmão, agora preso pela polícia, chegou a dar entrevistas a portais de notícias da cidade.
Entenda a prisão de João Paulo Santos, irmão de Izadora Mourão
João Paulo Santos irmão de Izadora Mourão foi preso nesta segunda (15), dois dias após o assassinato da irmã. Segundo informações da Polícia Civil, a perícia comprovou que João Paulo estaria presente na cena do crime de Izadora Mourão. Foi o irmão dela que prestou as primeiras declarações de que uma terceira pessoa havia entrado na casa, uma mulher, e pedido para falar com Izadora Mourão. As suspeitas iniciais são de que havia uma disputa por herança. A polícia encontrou uma faca com sinais de sangue dentro da casa.
João Paulo Santos foi encaminhado para central de flangrantes em Teresina.

As informações são do Portal OpalaNews
Irmão de Izadora Mourão deu entrevista sobre o crime
No dia do assassinato o irmão de Izadora deu entrevista sobre o crime. O vídeo foi publicado em vários meios de comunicação. O portal 180graus fez uma matéria com o relato. João Paulo Santos, irmão de Izadora Mourão declarou:
“A minha irmã já estava sem sentido, desfalecida, havia caído da cama, o sangue escorrendo pelo pescoço, aí minha mãe rapidamente ligou para uma amiga nossa para tentar socorrer, mas ela não tinha sinais vitais. Tudo leva a crer que foi uma morte pensada, friamente calculada, premeditada, porque não dá para admitir um crime brutal desse numa cidade pacata como Pedro II. Como ela atuava na advocacia criminal, ela corria riscos. O que a gente sabe por alto, não podemos afirmar, é que há o crime organizado na região”
João Paulo Santos, irmão de Izadora Mourão, foi preso nesta segunda-feira (15) em Pedro II
Veja o vídeo onde João Paulo Santos, irmão de Izadora, fala sobre o crime:
Delegado diz ao Portal Cidade Verde que irmão é o autor do assassinato de Izadora Mourão
O portal Cidade Verde publicou uma nota com declaração do delegado Francisco Bareta de que o irmão de Izadora Mourão seria mesmo o autor do assassinato: “O delegado está fazendo as diligências. Ainda está dentro do flagrante, mas de fato o irmão dela foi preso e é o autor”, disse Bareta. Francisco Bareta é coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado Danúbio Dias é p responsável pelas diligências no município de Pedro II e pela prisão de João Paulo Santos. A ele coube a tarefa de elucidar o crime que chocou o Piauí.
Izabela Mourão foi morta com 7 golpes de faca. Agora, o principal suspeito é seu irmão, João Paulo Santos, preso no final da tarde desta segunda-feira(15) em Pedro II.

Franzé Silva defende crédito para comerciantes do povoado Alegria

Francisco Limma defende prioridade na vacinação de profissionais da Educação

Unale articula com União Química disponibilização da vacina Sputnik V

Ciro Nogueira propõe a inclusão de governador e prefeito na CPI da Covid

Nunes Marques lidera divergência e solturas autorizadas por Gilmar são revertidas

São Paulo goleia São Caetano com boa atuação de Reinaldo e gol de Eder

Real Madrid vence Barcelona e embola tabela do Espanhol

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política5 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades3 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Artigos3 semanas atrás
Artigo – O Livro de Jó