Contribuintes do Piauí já podem pagar impostos estaduais usando o PIX

Os contribuintes do Piauí ganharam mais uma facilidade na hora de pagar tributos estaduais. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já disponibilizou o sistema de pagamento via PIX. A nova funcionalidade está em operação desde o dia 6 de abril e vale para tributos como ICMS, IPVA e ITCMD.

Quem costuma imprimir o boleto do IPVA, por exemplo, pelo site da Sefaz (www.sefaz.pi.gov.br), é bem simples. Basta clicar em Darweb, colocar os dados do veículo e, em seguida, assim que aparecer as opções de pagamento, escolher o PIX.

Com a nova modalidade de pagamento de tributos estaduais utilizando o PIX, o Piauí se torna um dos pioneiros no país.

“Estamos reafirmando o compromisso com a excelência nos serviços da Sefaz. O Piauí é um dos primeiros entes da federação a disponibilizar o sistema”, afirma o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.

Ao escolher o pagamento pelo PIX, o contribuinte emite o boleto com um QR Code, que pode ser pago em qualquer instituição financeira que o aceite ou pelo aplicativo do banco, de uma forma mais rápida e segura.

Em instantes, a operação é processada e, em até 15 minutos, o pagamento é baixado”, explica o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.

O PIX faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo Banco Central do Brasil (Bacen). O novo sistema de pagamento foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

Fonte: CCOM


relacionadas

talvez você goste