O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorre neste domingo, 20 de novembro. Para evitar contratempos no dia da prova, o participante deve atentar-se para o horário e o local de aplicação, bem como os documentos de identificação válidos. Essas e outras informações podem ser conferidas no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.

Horários – Os portões de acesso ao ambiente de prova serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 e terminará às 18h30. Os participantes terão cinco horas para resolverem questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais para concluírem as provas.

Documentação – Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto, como cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também estão entre os documentos válidos. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade poderá ser utilizada para identificar o participante. Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

Além disso, são válidos para identificação do participante documentos digitais com foto (e-Título, CNH Digital e RG Digital), apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

No caso dos participantes do Enem Digital, a prova será realizada na plataforma de aplicação, mas a redação deverá ser escrita em material impresso, com caneta esferográfica de tinta preta.

Envelope porta-objeto – No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

Tutorial Enem Digital – O Inep disponibilizou, no seu canal do YouTube, o tutorial da plataforma de aplicação da versão digital do exame. O material orienta o participante sobre a usabilidade do sistema durante a realização da prova.

Entre as informações disponibilizadas no vídeo estão explicações sobre leitura das instruções de prova, recursos de acessibilidade, atendimento especializado, chave de acesso, seleção dos itens, marcação de resposta no mapa de provas e pausa de prova — utilizada quando o participante vai ao banheiro, por exemplo.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira o tutorial do Enem Digital

Fonte: Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *