A Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai se reunir na segunda-feira (26) para tratar dos limites de sete municípios do estado. Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Capitão de Campos, Itainópolis, Alegrete do Piauí, Geminiano e Lagoa do Sítio são os municípios envolvidos.

De acordo com a Alepi, os processos que envolvem os territórios dessas cidades já estão em tramitação e a reunião vai ser para dar o passo final antes de serem feitos os Projetos de Lei que regularizaram os novos limites. Os prefeitos dos municípios, inclusive, já chegaram a acordos sobre o tema.

A Comissão de Estudos Territoriais é a comissão da Alepi que estuda questões territoriais envolvendo o estado, municípios, indivíduos e empresas. Ela é composta pelo presidente, deputado Hélio Isaías (PT), pelo vice-presidente, deputado Ziza Carvalho (MDB), pela Secretaria de Estado do Planejamento e outras entidades que podem contribuir sobre o tema.


A formalização dos acordos pela Comissão envolve também a Justiça Eleitoral, as câmaras municipais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Piauiense de Municípios, Exército Brasileiro, Interpi e outros órgãos que são também responsáveis por levantar dados sobre as questões territoriais e populacionais dos municípios envolvidos. Os dados são repassados à Comissão que formaliza os acordos em lei.

Com informações da Alepi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *