O Secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou um pacote de medidas para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, na manhã desta quarta-feira (05), durante solenidade na sede da instituição.

As medidas estão dentro do plano de estruturação da Segurança Pública assumidas pelo governador Rafael Fonteles. Entre as reivindicações solicitadas pelo comando dos Bombeiros estão a necessidade de interiorização da instituição para todos os territórios piauienses, reforço no contingente, mais investimentos para as estruturas físicas e aquisição de novos equipamentos.

“Hoje estamos iniciando a primeira etapa de uma série de medidas e investimentos que faremos na corporação. Estão sendo entregues desencarceradores, máscaras respiradoras, motos aquáticas e autorização para contratação dos seis viaturas utilizadas para o combate a incêndio e salvamento de diversos tipos. Esses ABTS ( Auto Bomba Tanque e Socorro) serão encaminhadas para os municípios que receberão novas sedes dos Bombeiros”, anunciou o secretário Chico Lucas.

Outra solicitação apresentada pelos Bombeiros e anunciada pelo secretário, é a autorização da instituição de um comitê para a reformulação do fundo de investimentos.

“Apresentaremos para Assembleia Legislativa do Piauí a criação de comitê para que todas as decisões referentes a restruturação e investimentos do fundo sejam tomadas de forma colegiada”, explicou Chico Lucas. Ainda de acordo com o gestor, este comitê deverá ser formado pelo comandante-geral, coronel Rêgo, oficiais do Corpo de Bombeiros e membros da Secretária de Segurança.

Outra medida anunciada foi aplicação da nova lei que regula o novo sistema de ensino para todos os militares que passará a ser estendida aos militares do Corpo de Bombeiros. A lei, que antes só contemplava apenas a Polícia Militar, já foi acatada pelo governador e garante que os futuros Praças serão dispensados da necessidade de realizarem dois cursos, o de Cabo e Terceiro Sargento. Além disso também será encaminhado para Assembleia Legislativa, aplicação da promoção de condições especiais para os Bombeiros oficiais que já estão próximos da reserva, adquirindo assim, a possibilidade da aposentaria com as condições especiais.

Finalizando o pacote de ações, Chico Lucas lançou o edital para o concurso para 400 novos soldados, sendo 200 vagas para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva.

“Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros. Vamos dobrar o número do contingente da corporação e esperamos que no dia 19 de outubro, Dia do Piauí, nós já estejamos convocando os aprovados para o curso de formação”, explicou. Ainda durante a solenidade, o secretário antecipou que após o concurso será realizada a reformulação dos quadros de oficiais.

Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, a Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos) banca examinadora do certame, abrirá as inscrições do certame no próximo dia 14 de abril e seguem até o dia 04 de maio.

“Hoje estamos lançando o edital, logo será publicado no site, mas já antecipamos que as inscrições iniciam no próximo dia 14 e o nosso planejamento é que o certame seja finalizado no dia 18 de outubro”, informou o reitor.

“Hoje é um dia muito feliz e um marco histórico para o Corpo de Bombeiros, além da entrega dos equipamentos que são de extrema importância para nosso trabalho diário, foi lançado o nosso edital. A partir deste concurso, os Bombeiros do Piauí estarão para rol dos melhores do país”, comemorou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo.

Com informações da Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *