A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras/Chesf) informou que nesta quinta-feira (16) que aumentou a vazão de saída no Reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, localizado no município de Guadalupe, no Sul do Piauí. O novo patamar será de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

“A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 68% do volume útil no dia de hoje”, destaca companhia.

A Eletrobras Chesf ressalta que as comunidades ribeirinhas evitem a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.

CPRM
Segundo dados do Serviço Geológico do Braisl (CPRM) divulgado na noite desta quarta-feira (15), em Teresina e em Timon, o nível do Rio Parnaíba estava em torno de 3,39 m e a previsão é que diminua para 3,30 m na manhã de hoje.

O Rio Longá atingiu nesta quarta-feira (15) a cota de alerta devido às fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas em Esperantina, no Norte do Piauí.

De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), no final da tarde desta quarta-feira (15), o nível do rio chegou a atingir 660 cm, ultrapassando em 20 cm a cota de alerta (>=640 cm).

Da Redação
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *