Capivara Filó é devolvida a influenciador após Justiça conceder guarda

A capivara Filó foi devolvida ao influencer Agenor Tupinambá na manhã deste domingo (30) após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas autorizar a guarda provisória do animal até o fim do processo. A capivara havia sido entregue ao Ibama na quinta-feira (27).

Após a devolução, a capivara já se encontra na casa do influenciador e foi solta no local, segundo vídeo publicado pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil). Agenor mora na cidade de Autazes (AM).

A decisão obrigou o Ibama a entregar a capivara. Já Tupinambá foi obrigado a garantir o transporte do animal por “meios seguros e adequados”, comprovados por um veterinário ou biólogo. O influencer também deverá apresentar à Justiça as condições de saúde da capivara e dar livre acesso para fiscalização por parte de órgãos ambientais.

Em decisão, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante afirmou que Tupinambá vive em “perfeita e respeitosa” simbiose com a floresta e os animais.

“Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos da Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil”, Márcio André Lopes Cavalcante, juiz

Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste