A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) realizou na última terça-feira (11) uma live no Instagram para lançar a campanha “Preciso Viver”. A presidente da entidade, Carmem Campelo, conversou com a psicóloga Acelina Brito, reforçando a importância do acompanhamento psicológico como suporte dos pacientes em tratamento de câncer.

Na live, a psicóloga falou sobre casos de superação de pacientes que se encontravam em estado de ansiedade devido ao descobrimento da doença. Segundo Acelina Brito, o paciente oncológico precisa ser estimulado, precisa de apoio psicológico, porque muitos também chegam com conflitos familiares, perdem ou não possuem mais contato frequente com a família, agravando sua saúde mental em razão do diagnóstico da doença.

“Quando a pessoa recebe o diagnóstico do câncer pensa que vai morrer, como foi o caso de uma paciente que desenvolveu um quadro grave de ansiedade após o diagnóstico e um medo de morrer. Trabalhamos com ela várias estratégias de enfrentamento e ela foi conseguindo lidar com essas dificuldades. E cada paciente é um ser individual, não tem receita genérica para todos em relação às estratégias que adotamos, então trabalhamos a dificuldade que ele vai trazer dia após dia”, explica.

Para isso foi preciso um processo de tratamento e acolhimento, que demanda tempo, e resolução de muitas questões da vida pessoal do paciente, para conseguir assim o êxito no tratamento. De acordo com Acelina Brito, muitos são os pacientes que sofrem de ansiedade e depressão, perdem fome, possuem problemas alimentares, perdem contato com a família, parceiros e parceiras, e o gosto pela vida também. “Cuidar da nossa cabeça para que o corpo possa estar bem, é preciso a cabeça estar funcionando para que o corpo siga funcionando também”, ressalta.

Carmen Campelo, presidente da RFCC/PI reforça a importância e o impacto positivo no resultado do paciente oncológico que está sendo acompanhado, acolhido e tratado.

“Eu acho importante também que o paciente e a família se conscientizem de incentivar o médico pra ele indicar o encaminhamento com o psicólogo, porque às vezes ele tá tão envolvido na sua quimioterapia, radiocirurgia ou cirurgia, que ele se esquece de enviar para um psicólogo. Você também deve incitar o médico a lhe fazer o encaminhamento, porque todo paciente precisa desse acompanhamento psicológico e hoje em dia a RFCC tem esse serviço, então temos que aproveitar, porque é um serviço fácil de realizar e não tem lista de espera”, explica.

A campanha Preciso viver acontece a nível nacional, durante todo o mês de abril. No Piauí, a RFCC-PI impulsiona a iniciativa por meio de ações continuadas.

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *