Caminhada do Outubro Rosa: Regina Sousa alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama

A governadora do Piauí, Regina Sousa, participou, neste domingo (9), da Caminhada do Outubro Rosa, evento realizado pela Fundação Maria Carvalho. Este ano marca a volta da caminhada de forma presencial. Nos dois anos de pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual.

A avenida Raul Lopes ganhou uma cor diferente, com milhares de pessoas vestidas de rosa para chamar atenção para um tema tão necessário que é o diagnóstico precoce do câncer de mama. O percurso da caminhada foi da Ponte Estaiada até o Teresina Shopping, local onde ocorreu a entrega de medalhas, realizado pocket show, além do atendimento com profissionais da saúde onde as participantes puderam esclarecer dúvidas.

Regina Sousa ressaltou a importância de momentos como este para chamar atenção para uma doença que tem acometido muitas mulheres e também homens, que é o câncer de mama.

“Se toque, literalmente. Um simples ato pode ajudar na prevenção e a detectar ainda no início a doença, o que facilita o tratamento. É importante também lembrar da importância da mamografia na idade certa, com a frequência correta. O câncer de mama tem que ser combatido todos os dias, e o Outubro Rosa é um momento para enfatizar ainda mais a necessidade desses cuidados”, disse a governadora.

Este ano, a Fundação Maria Carvalho Santos distribuiu 1.500 senhas para que as mulheres façam mamografia gratuitamente. O presidente da instituição, Luíz Ayrton Santos Júnior, destacou que há 17 anos a entidade faz essa caminhada e já ajudou a salvar muitas vidas.

Caminhada do Outubro Rosa: Regina Sousa alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama
Caminhada do Outubro Rosa


“Somente este ano já tivemos 187 casos novos de câncer de mama e, desses, mais de 50% tiveram seu diagnóstico no início da doença. Quando descobrimos no estágio inicial a mulher tem mais chances de ser curada e para que isso aconteça é importante que ela faça anualmente o exame da mama”, ressaltou o médico.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste