Câmara começa votação para escolha de novo presidente

[ad_1]

Deputados começam neste momento a votação para a escolha do presidente da Câmara e os demais integrantes da nova mesa diretora – dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.Câmara começa votação para escolha de novo presidente

Em um plenário lotado em meio à pandemia de covid-19, o processo de votação acontece de forma presencial e secreta, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo plenário e pelos salões Verde e Nobre, espaços restritos aos parlamentares.

A eleição para presidência da Casa tem oito candidatos: Arthur Lira (PP-AL), lançado por bloco de 11 partidos com 236 deputados ao todo; Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos com 211 deputados; e os seguintes candidatos:  André Janones (Avante-MG); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) chegou a discursar no plenário como candidato, mas anunciou a desistência de sua candidatura e declarou voto em Rossi.

Cada parlamentar registrará os votos para os 11 cargos da Mesa Diretora de uma só vez na urna eletrônica. A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara.

Pelo regimento da Câmara, para que um candidato seja eleito, ele precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 dos 513 votos disponíveis. Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta, será realizado um segundo turno, em que sairá vencedor o que obtiver maioria simples.

Depois de eleito, o novo presidente assume o cargo e comanda a apuração dos votos para os demais integrantes da mesa. Concluída essa etapa, o presidente eleito proclama o resultado e dá posse aos eleitos.

[ad_2]

Fonte: Agência Brasil

relacionadas

talvez você goste