Flávio Nogueira, deputado federal

Câmara aprova lei que torna obra de Torquato Neto patrimônio imaterial do Brasil

O projeto de lei do deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), que foi aprovado nesta quarta-feira (14) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, torna a obra de Torquato Neto, um dos maiores expoentes da cultura piauiense, Patrimônio Imaterial do Brasil. A aprovação foi em caráter terminativo e, agora, a proposta (PL 597/2021) segue para apreciação no Senado.

“A aprovação do meu projeto de lei é um reconhecimento à relevância da obra deste grande artista piauiense, que se destacou como poeta, compositor, cineasta e jornalista”, observa Flávio Nogueira, o autor da proposta. Conforme o parlamentar petista, o objetivo do projeto é contribuir para a preservação e a visibilidade da obra do artista piauiense. “Torquato Neto é um dos criadores do Tropicalismo, um dos movimentos culturais mais revolucionários e importantes do Brasil”, avalia o deputado.

O projeto de Flávio Nogueira teve como relator, na Câmara, o deputado Jadyel Alencar (PV/PI). Em seu relatório, Jadyel defendeu a aprovação da matéria e destacou a importância da obra de Torquato Neto para a cultura nacional.

“O projeto simplesmente coroa um dos maiores poetas do Brasil. Suas obras serão, a partir desse projeto, um patrimônio do Brasil. Ficarão nos livros de história e serão lembradas pelas gerações futuras”, enfatizou Jadyel.

Câmara aprova lei que torna obra de Torquato Neto patrimônio imaterial do Brasil
Torquato Neto tem obra reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste