Cabine de desinfecção para combater Covid-19 é instalada em Pedrinhas

Criada por pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como o G1 trouxe no começo do mês, a cabine de desinfecção já está funcionando a ajudando o Maranhão no combate ao novo coronavírus. O primeiro protótipo foi instalado no Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas.

A cabine de desinfecção foi instalada logo na portaria unificada da penitenciária e higieniza qualquer pessoa que passar por ela. Ao entrar, a pessoa faz um movimento de 360 graus, para que a substância possa alcançar o máximo possível de superfície corporal e, assim, potencializar a imunização.

O equipamento dispara um jato que possui substância sanitizante também criada pelos pesquisadores da UEMA. A projeção feita por eles é que a estação tenha uma média de 80% de proteção, dependendo do local pulverizado e do tempo de exposição.

O produto é eficaz no combate a vários vírus e também bactérias. A pessoa que usa a cabine sai com uma pequena película do sanitizante e não sai molhada. A cabine é equipada com estrutura metálica e revestida com uma lona. Dentro dela há um sistema de tubulação, por onde serão dispensados jatos pulverizados de solução química diluída.

A estação de desinfecção precisa apenas de uma alimentação de 220V e seu reservatório garante uma autonomia de até 24h, sem reabastecimento. A cabine de desinfecção foi desenvolvida pelo professor da UEMA e engenheiro mecânico, Kaio Nogueira, com parceria de professores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMECP) da UEMA e tem custo 70% menor que a média nacional.

Fonte: globo.com
 Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste