No dia 6 de abril comemora-se o Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS), a Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde. Sabe-se que a boa alimentação, unida à prática de atividade física, é de grande importância para promover uma melhor qualidade de vida. O resultado, para a pessoa que tem esses hábitos como primordiais na sua rotina, é a melhora da autoestima e promoção da sensação de bem-estar.
Importante frisar que os riscos podem ser provocados por várias questões, entre elas o modo de viver das pessoas. A má alimentação, falta de conhecimento sobre qual a melhor forma de se alimentar e a ausência da prática de atividade física e de profissionais capacitados para ajudar a mudar essa realidade são alguns dos motivos que impedem as pessoas de atingirem seus objetivos no que se refere à satisfação com o próprio corpo. Isso envolve autoestima e, consequentemente, uma vida saudável.
Claudimar Oliveira, gerente comercial, compartilha que antes de iniciar um tratamento com a finalidade de perder peso, não tinha uma rotina saudável. Ele ressalta que toda a sua vida mudou. “Felizmente, melhorou meu sono e parei até de ter enxaqueca. Não foi só um tratamento para perder peso. Eu adquiri qualidade de vida, pois me alimento melhor e tenho consciência que esse é só o primeiro passo para levar uma vida saudável “, afirma Claudimar.
Para Maria Silva, estrategista em emagrecimento, identificar qual é o objetivo a ser alcançado nesse processo para ter uma boa vida é o primeiro passo. “Para você ter saúde não é preciso só comer bem, é um conjunto de coisas. É preciso dormir bem, fazer atividade física e, claro, ter uma alimentação saudável contribui bastante para a saúde do corpo. A partir do momento que entende a melhor forma de se alimentar, tudo muda. A mudança na mente afeta todo o sistema do seu corpo”, destaca a estrategista.
Segundo a BVSMS, para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.
Fonte: Ascom
Foto: Divulgação