Política
Bolsonaro edita decreto que facilita criação de peixes no país

Publicado
3 meses atrásem
Por
redacaoO presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira (14) um decreto que torna as regras para a cessão de espaços físicos em corpos d’água de domínio da União para a prática da aquicultura mais alinhado à realidade da aquicultura brasileira, desburocratiza o processo e aprimora os mecanismos de gestão da ocupação e controle da atividade. O decreto será publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União.
O texto, que atualiza o Decreto nº 4.895, de 2003, deixa mais claro o procedimento, fixa critérios objetivos e deverá reduzir o tempo para a cessão de uso aos interessados. O uso de espaços físicos em corpos d’água de domínio da União para a prática da aquicultura poderá ser requerido por pessoa física ou jurídica junto à Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Nesta segunda-feira, em sua conta pessoal no Twitter, Bolsonaro disse que o decreto “desburocratiza, moderniza e dá celeridade aos processos de cessão de águas da União, facilitando o cultivo de organismos aquáticos no Brasil.”
Na postagem, Bolsonaro destacou que se tornou mais fácil a “criação de peixe no Brasil”. O secretario nacional da Pesca, Jorge Seif, disse que uma das vantagens do decreto é que a regulamentação passa a ser feita diretamente pela secretaria, sem precisar mais consultar a Agência Nacional de Águas (ANA) para o processo.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Arquivo
Leia também
PM fecha 600 estabelecimentos e utiliza drones para fiscalizar decreto
Bolsonaro desembarca em Parnaíba e trata sobre liberação de recursos com Mão Santa
Bolsonaro vai se encontrar com Mão Santa em Parnaíba
Bolsonaro: Auxílio deve voltar a partir de março, com 4 parcelas de R$ 250
Vigilância Sanitária e PM fiscalizam cumprimento do decreto
Bolsonaro decide trocar comando da Secretaria de Comunicação da Presidência