Bolsonaro critica sistema eleitoral em reunião com embaixadores

Nesta segunda-feira (18), em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o sistema eleitoral brasileiro, levantou novamente suspeitas sobre as urnas eletrônicas, sem apresentar provas, e atacou ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro relembrou o inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar eventuais invasões dos sistemas do TSE, em 2018. “O hacker disse claramente que ele teve acesso a tudo dentro do TSE. Disse mais: obtive acesso aos milhares de códigos-fonte, que teve acesso a uma senha de um ministro do TSE, bem como de outras autoridades. Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses nos computadores”, disse. “O próprio TSE e a conclusão da própria Polícia Federal, o atacante conseguiu copiar toda a base de dados”, completou.

STF e TSE
Em seu discurso, Bolsonaro voltou a atacar ministros do STF e do TSE, como Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. O presidente afirmou que Fachin, em uma decisão monocrática e depois validada pela mais alta corte do país, tornou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegível, e disse que o petista seria o candidato de Fachin nas eleições de outubro.

Na sequência, Bolsonaro afirmou que Barroso chegou ao STF após ter advogado pelo italiano Cesare Battisti, e que por isso ganhou apreço dos petistas e foi indicado pelo PT. Ele também criticou as viagens feitas por ministros do TSE para convidar instituições, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), para acompanhar o pleito eleitoral brasileiro.

“Barroso e Fachin começaram a andar pelo mundo me criticando, como se estivesse preparando um golpe por ocasião das eleições. É exatamente o contrário que está acontecendo. O Barroso, nos Estados Unidos, fez uma palestra de como se livrar de um presidente”, ressaltou.

Em outro momento, Bolsonaro declarou que há vídeos, de quase cem pessoas, com eventuais erros das urnas eletrônicas no pleito de 2018, em que ele saiu vitorioso. “Temos quase cem vídeos de pessoas que iam votar em mim e foram para outra pessoa. E nenhum vídeo mostrando o contrário. Nós queremos corrigir falhas, queremos transparência e democracia de verdade”, afirmou.

O chefe do Executivo voltou a defender a participação das Forças Armadas nas eleições. Os militares foram convocados para participar da Comissão de Transparência Eleitoral e realizaram uma série de sugestões, algumas acatadas e outras rejeitadas pela Corte Eleitoral. “O comando de defesa cibernética é algo extremamente sério, com pessoas mais que habilitadas, confiáveis.”

A reunião com embaixadores foi divulgada pelo próprio Bolsonaro nos últimos dias, durante conversa com apoiadores. O chefe do Executivo disse que apresentaria informações relacionadas às eleições de 2014, 2018 e 2020. Sem provas, o presidente alega que ganhou o pleito de 2018 em primeiro turno.

Febre e gripe
Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro contou a apoiadores que está com sintomas de gripe e febre e que não dormiu a noite toda. Ele não deu outros detalhes sobre seu estado de saúde.

“Não é falar bem de mim, queria estar na praia uma hora dessas. Eu entendo que o que acontece comigo é missão [de assumir a Presidência da República]. Não dormi a noite toda. Febre, gripe”, afirmou Bolsonaro.

No evento com embaixadores, o líder brasileiro cumprimentou, sem máscara, os diplomatas presentes. Participaram da reunião os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo), Luiz Ramos (Secretaria-Geral) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

A reportagem buscou junto ao Palácio do Planalto informações sobre o quadro de saúde do presidente, para saber se ele havia consultado um médico e se havia feito exames para Covid-19 e outras doenças, mas não obteve retorno.

Fonte: R7.com

relacionadas

talvez você goste