Em meio a uma crise institucional, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou participação na sessão de abertura do STF (Supremo Tribunal Federal), que ocorre nesta terça-feira (1º), às 10h. Tradicionalmente, participam do ato os ministros da Corte, o procurador-geral da República, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o chefe do Executivo.
Bolsonaro declinou do convite nesta segunda-feira (31), um dia antes do evento. Em razão da pandemia, a cerimônia desta vez ocorre por meio de videoconferência. A Assessoria de Imprensa do Supremo informou que Bolsonaro tinha confirmado participação, mas agora comunicou que não vai comparecer.
Em 2019 e 2020, Bolsonaro também não compareceu e foi representado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). No ano passado, como a sessão também ocorreu por transmissão online, Bolsonaro entrou na hora do evento. O presidente está descontente com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou que ele prestasse depoimento à Polícia Federal na sexta-feira (29).
No entanto, ele optou por não cumprir a decisão e apresentou agravo por meio da AGU (Advocacia-Geral da União). O recurso foi negado pelo magistrado.
Fonte: R7.com