O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou que seus comandantes planejem ataques contra lideranças e instalações do Estado Islâmico após o braço regional do grupo atacar os arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

Em pronunciamento na Casa Branca, Biden disse que os Estados Unidos “não esquecerão nem perdoarão” os terroristas

Nós vamos caçá-los e fazê-los pagar. Vou defender meu povo com todas as medidas que estiverem no meu alcance.”Joe Biden em 1º pronunciamento após ataques que mataram militares americanos em Cabul

O ataque nos arredores do aeroporto de Cabul foi reivindicado pelo Estado Islâmico-Khorasan, braço regional do grupo. O aeroporto, onde milhares de pessoas se aglomeram numa tentativa de deixar o Afeganistão, é a única rota de saída do país desde que o Talibã assumiu controle do país.

Ontem, Joe Biden reforçou que a data final para a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão será em 31 de agosto. Ele ainda ressaltou que a ponte aérea em Cabul seria encerrada em breve, devido à crescente ameaça do braço afegão do grupo Estado Islâmico.

Segundo ele, quanto mais tempo os Estados Unidos permanecem no país, há um “risco agudo e crescente de um ataque por um grupo terrorista conhecido como ISIS-K”, ou Estado Islâmico-Khorasan. Menos de 24 horas após a declaração, duas explosões nos arredores do aeroporto de Cabul deixaram mais de 70 mortos, incluindo militares americanos, e ao menos 140 de feridos.

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *