Foi um teste de resiliência. Em quase quatro horas, Beatriz Haddad Maia precisou lidar com uma série de altos e baixos para fazer história. Os erros, foram muitos – e, por um momento, pareceram decisivos. A número 14 do mundo, porém, soube ter forças para reagir diante da espanhola Sara Sorribes Tormo, 132ª do ranking. Em 2 sets a 1, parciais 6/7(3), 6/3 e 7/5, Bia precisou de quatro match points para dar fim a uma longa batalha e garantir uma classificação histórica às quartas de final de Roland Garros.

O feito de Bia é gigante. Na Era Aberta, é a primeira brasileira a chegar às quartas de final de um Grand Slam. Em toda a história, ela se iguala a Maria Esther Bueno, única do país até hoje a chegar às quartas em Roland Garros – foi finalista em 1960. É, também, a brasileira a ir mais longe em um Grand Slam desde 1968, quando Maria Esther foi à fase em Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Além disso, entre homens e mulheres, desde 2001 um tenista brasileiro não chegava tão longe em uma disputa de simples em um Grand Slam – Gustavo Kuerten, o Guga, foi às quartas no US Open e em Roland Garros daquele ano.

– Eu tentei pensar de uma forma positiva nos momentos mais difíceis. Pensei que, se eu estava sentindo o nervosismo, minha adversária também sentindo. Meu técnico me mandou uma entrevista do Djokovic, falando de nervosismo. Então, se o Djokovic fica nervoso, quem sou eu para não ficar? Precisamos aceitar, nos mantermos firmes para aguentar a pressão.

A rival já é conhecida. Nas quartas de final, Bia vai enfrentar Ons Jabeur, da Tunísia, número 7 do mundo. Ela venceu a americana Bernarda Pera em 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/1, e também avançou.

No torneio de duplas, Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski foram eliminadas. As duas perderam para a canadense Leylah Fernandez e para a americana Taylor Townsend por 2 sets a 1, parciais 6/4, 4/6 e 6/2.


Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *